segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

DigitalEdu: IBM lança plataforma com séries educativas sobre uso da tecnologia (inteligência artificial, internet das coisas e muito mais)




A imagem acima é da IBM DigitalEdu, um site com séries educativas sobre uso da tecnologia (inteligência artificial, internet das coisas, Blockchain, Cloud, Ciência de Dados, Design Thinking, etc). Nesta plataforma educacional que abordará a Transformação Digital, há uma série, já com três temporadas, produzida por especialistas da IBM, e que pode ser acessada no link abaixo:

IBM DIGITALEDU

A seguir, o vídeo de apresentação do site, chamado Transformação Digital:



Segundo o portal da empresa: "O primeiro tema abordado será inteligência artificial, com aulas quinzenais mostrando como ela funciona. Os conteúdos serão divididos em níveis de dificuldade, do básico ao avançado" e que "A ideia, diz a empresa, é que tanto estudantes quanto professores e profissionais interessados na transformação digital dos negócios possam aprender com a plataforma".
Em matéria de inteligência artificial, a empresa tem ainda a plataforma de computação cognitiva Watson.
Sempre bom lembrar que a empresa inspirou o escritor Arthur C. Clarke a criar a personagem HAL 9000, que era uma inteligência artificial que comandava uma nave espacial em missão a Júpiter, no livro, que depois foi adaptado para o cinema por Stanley Kubrick, chamado 2001: Uma odisseia no espaço (vide vídeo abaixo do Omelete):



HAL, na verdade, era uma sigla com as letras que antecedem a da empresa IBM. Vejam cena com um dos protagonistas do filme: a inteligência artificial, em 1968, antes mesmo da chegada dos astronautas à Lua, em 1969. Um filme revolucionário, em todos os sentidos:



A seguir a "Conversa entre HAL e Bowman", legendada:



Por fim, uma interessante matéria sobre a empresa, em que diz que "A cada dez anos, a IBM se transforma em uma outra empresa" e que merece leitura:

"A cada dez anos, a IBM se transforma em uma outra empresa"

Nenhum comentário:

Postar um comentário