quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Tabela periódica interativa criada por professor de Química mostra o propósito prático e cotidiano de cada elemento




A imagem acima, encontrei na rede social, através do portal da Revista Galileu, e trata-se de criativa TABELA PERIÓDICA INTERATIVA, desenvolvida pelo norte-americano Enevoldsen que mostra através de exemplos, imagens e explicações (em inglês) o propósito de cada elemento no cotidiano.
Muito interessante para os professores de Química mostrarem o sentido de se estudar essa tabela e o significado prático de cada elemento.
De acordo com a notícia: Enevoldsen é formado em física pela Colorado College, nos Estados Unidos, e atualmente trabalha como engenheiro de softwares. "Quando era criança, gostava das tabelas periódicas com figuras, mas elas nunca tinham boas imagens de todos os elementos", disse ele à BBC.
E o mais interessante que ele comenta que: "Inspirado pelo livro Building Blocks of the Universe (Blocos de Construção do Universo, em tradução livre), de Isaac Asimov, que possui relatos da história e do uso dos elementos, o engenheiro desenvolveu a 'The Periodic Table of the Elements, in Pictures and Words' (A Tabela Periódica dos Elementos, em Figuras e Palavras)". Ou seja, a Literatura influenciando a ciência.
Para interagir com essa criativa produção, basta clicar no link abaixo, e ao clicar em cada elemento, aparece no canto superior da imagem dados sobre o mesmo:

TABELA PERIÓDICA INTERATIVA

Mais um detalhe interessante: "O site de Enevoldsen também disponibiliza a tabela em pdf em diversos tamanhos para serem impressas em casa — tudo de graça", veja a seguir:

TABELA PERIÓDICA INTERATIVA PARA IMPRESSÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário