segunda-feira, 22 de julho de 2019
A Estratégia: "clipe que parece curta" (narrativa visual para uma escrita criativa)
O vídeo acima La Estrategia, de Cali Y El Dandee, foi indicação em sala de aula, por minha aluna Sabrina Rosso, do 3º ano do ensino médio, quando de atividade na disciplina de Produção Textual mostrei à turma que existem CLIPES QUE PARECEM CURTAS, com sua narrativa visual que desperta o senso crítico e a imaginação do espectador/leitor de imagens e incentiva a escrita criativa.
A palavra cantada que é recontada em forma de narrativa escrita por quem vê...
O "Projeto Clipes que parecem Curtas" (aqui, maiores informações), foi criado por mim, em 2010, amparado na Poética do Olhar, ou seja, buscar no alunado uma visão crítica, social, educacional e poética, levando em conta a sua visão de mundo, pois em se tratando de Literatura, assim o requer, que o jovem, mesmo vendo, aprenda a enxergar o que observa, além da linha horizontal de um texto e de suas palavras, verticalizando sua visão, sua interpretação e sua leitura de mundo; e até incentivando a produção textual; pois já dizia Paulo Freire que “a leitura de mundo antecede a leitura da palavra”.
Abaixo, um pouco mais sobre o projeto, por conta do vídeo em meu canal do YouTube chamado Educação 3D+ que trata de arte, cultura e tecnologia no ambiente escolar:
Observação: Nos marcadores deste blog, criei duas #tags para indicar #clipdesqueparecemcurtas e outras chamada #CinEducação, com cenas de filmes e filmes completos em que professores e alunos são protagonistas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário