quarta-feira, 31 de julho de 2019

A menina que odiava livros: fabulosa animação sobre a importância da leitura e da imaginação




O vídeo acima, A Menina Que Odiava Livros trata-se de um curta-metragem de animação inspirado na obra de Manjusha Pawagi, com direção de Jo Mueris. Audiovisual dublado que traz uma mensagem incrível sobre a importância da leitura e da imaginação em forma de metáfora.
A narrativa visual conta a história de Nina, uma menina que odiava ler, mesmo os pais comprando diversos livros para ela.
Na casa de Nina era repleta de livros por toda parte. Até que um dia ocorre algo fantástico: o gato Max estava em cima dos livros na estante e a menina tentando resgatá-lo, acaba escalando a pilha de livros e os derrubando no chão. Daí em diante, literalmente, os animais e personagens dos livros saem dos mesmos criando vida no mundo real.
Uma ideia maravilhosa de Manjusha de que as personagens pra voltar pra "casa" era preciso que a menina lesse cada livro para abrir o portal. Sem perceber, Nina acaba gostando de ler.
Uma animação que lembra vagamente ao filme Goosebumps - Monstros e Arrepios, em que personagens dos livros escapam das obras e passam a viver entre os humanos.



A leitura para ter sentido requer que o ato de leitura tenha significação. Uma brilhante ideia da autora valendo-se da magia e da metáfora para conduzir essa bela história para todas as idades.
Ótimo material para utilizar em oficina de produção textual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário