sábado, 27 de julho de 2019

"A Ponte": fabulosa animação em formato de fábula digital para reflexão sobre o cotidiano




O vídeo acima "Bridge" (Ponte), foi preciosa indicação da colega e amiga Elis Zampieri, educadora de Curitibanos, Santa Catarina, Brasil e trata-se de fabuloso curta-metragem de animação de Ting Chian Tey, que num formato de fábula nos faz refletir sobre as transições que somos submetidos no cotidiano.
Como fábula visual, Tey vale-se de animais para passar questões como valores e limites, ética e moral.
No meio do caminho de uma floresta existe uma ponte e um dia dois animais de grande porte, um Urso e um Alce se encontram no meio da ponte, cada qual querendo ganhar do outro na força. Surgem dos animais silvestre: coelho e guaxinim que são rechaçados pelos gigantes. Na queda de braço entre os dois "fortões", cada qual intransigente, eis que o coelho rói a corda de um lado e o guaxinim desata o nó do outro e tanto urso como alce caem no meio do rio.
Com a ponte atada só por um lado, o caminho das toras, embora menor, fica compatível com o coelho e o guaxinim que, entretanto, parecem simular o mesmo problema dos gigantes, em escala menor.
Mas aí ocorre a surpresa da fábula digital: os dois animais menores, talvez aprendendo com o erro dos maiores, resolve transigir e o guaxinim se abaixo pra que o coelho possa pular por cima, cada qual podendo seguir sua jornada.
Moral da fábula? Em certos momentos da vida, precisamos saber ser escada um do outro, um degrau e não um obstáculo natural. Eis a moral e a própria ética dessa bela criativa e original animação, reescrevendo os contos infantis, delimitando valores e limites entre o bom senso e a lógica, a razão e a emoção.
Um ótimo material para promover com os alunos uma leitura de imagem, uma interpretação de texto visual e uma produção de escrita criativa.

2 comentários: