quarta-feira, 3 de julho de 2019

Reviravolta: clipe maravilhoso que parece mais um conto infantojuvenil só com imagens e símbolos




O vídeo acima Breathturn (Reviravolta), de Hammock, considero pequena obra prima, pela simbologia das imagens. Um clipe que parece um curta pela sua narrativa visual, contando a história de um menino sonhador que colecionava pássaros de papel, feitos de origamis, a partir de livros e jornais jogados no lixo.
A reviravolta talvez simbolize o que digo sobre o papel da arte no cotidiano: está em toda parte e é o que preserva nossa humanidade e mantém nossa sanidade mental diante de tantos fatos, nada nobres.
E quando passei esse clipe para meus alunos do 2º ano do Ensino Médio - como introdução a aula sobre poesia Simbolista e questões sobre símbolo e signo, significante e significado -, dois alunos contribuíram muito para ampliar o sentido dessa ação pedagógica. Christovam traduzindo adequadamente o título do clipe e Larissa, comentando sobre Tsurus: "Tsuru é uma ave sagrada do Japão. É o símbolo da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna. ... Diz a lenda japonesa que se a pessoa fizer 1000 tsurus, usando a técnica do origami – arte secular de dobrar o papel, com o pensamento voltado para um desejo, ele poderá se realizar".
A partir daí, deixei a cargo das turma tentar, através da linguagem simbólica do clipe, me contar a história que era cantada através de acordes e despertares. Do menino que fazia mil tsurus para realizar seu sonho que acolheu um pássaro de verdade com a asa quebrada, colocando-o numa cesta junto aos tsurus para voltar a voar,, do avião de metal que passa lá no céu e muito mais.
br />


Sobre o Hammock: "é um duo de Post-Rock proveniente de Nashville, Tenessee. Sua música é uma combinação de sons atmosféricos, guitarras suaves e batidas eletrônicas leves, usadas aqui e ali. Um projeto musical basicamente instrumental, tão suave que pode muitas vezes ser confundido com música de ninar, mas que traz em suas melodias experimentais um alto grau de sentimento" [Fonte, aqui].
Pequenos vídeo assim, servem desde uma dinâmica inicial de grupo, bem como para uma oficina de leitura de imagens e escrita criativa.
Utilizo muito desses clipes em projeto, batizado justamente de CLIPES QUE PARECEM CURTAS (2010), conforme vídeo abaixo:



O meu projeto, Clipes que parecem Curtas, foi elaborado em 2010 e é uma proposta pedagógica, de utilização de música e cinema na educação. Recentemente descobri esse vídeo abaixo, do Canal da MIX, com o mesmo nome destacando em 2015, justamente, clipes que podem ser visto como curta-metragem:



Para quem se interessar fazer Tsurus, segue o vídeo abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário