domingo, 4 de agosto de 2019

"Mytikah, o Livro dos Heróis": Série de animação que conta histórias de personalidades brasileiras como numa viagem no tempo




O vídeo acima "Mytikah, o Livro dos Heróis" trata-se de trailer de "série de desenhos animados que conta histórias de personalidades brasileiras como super-heróis". Uma ideia fantástica que me lembra os episódios do Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato em que o Visconde de Sabugosa, um ser mítico a partir de um sabugo de milho que é esquecido numa biblioteca, cria vida e se tornar um intelectual por conta de suas leituras. Cada episódio da série para TV, inspirada na obra de Lobato era uma pequena viagem no tempo, como parecem ser as viagens das personagens de Mytikah, viajando no tempo sem máquina, apenas folheando as páginas de um livro.
Essa série de animação foi feita por uma produtora de São Carlos, São Paulo, Brasil, chamada OZ Produções Audiovisuais e Comunicação LTDA e concorreu com outras animações, vencendo o edital para ser veiculada em 150 canais brasileiros.



Um projeto audiovisual, produzido por Hygor Amorim e Jonas Brandão, composto de 13 episódios de 7 minutos de duração cada, que envolve arte, cultura, educação, tecnologia, história, memória, diversão, entretenimento etc.
A história é simples, criativa e relevante: Os irmãos Leco e Manga viajam pela história do Brasil, conhecendo personalidades das mais variadas áreas, convivendo com seus contextos, destacando um pouco de sua vida e obra, numa interessante junção de arte e formação, como ocorreu comigo na obra de Monteiro Lobato. Aprendi muito de história, arte, cultura, filosofia lendo os livros e vendo os episódios do mítico Sítio. Vinha direto da escola para assistir cada um não perdia nenhum e ai revia quando veiculados novamente na TV. Naquele tempo não existia internet, e a segunda fonte de informação, depois da escola era a televisão e sua programação. A série da TV, aliada aos livros, filmes álbuns de figurinhas, histórias em quadrinhos (gibis) etc, foram fontes inestimáveis de conhecimento geral que trago comigo até hoje. O lúdico faz parte da aprendizagem e também do ensinar. Saber aprender brincando e brincar aprendendo é uma ótima metodologia e também didática que carrego comigo em minha prática escolar, como professor. Minha bagagem sentimental é minha aliada no processo de ensino-aprendizagem.
Segundo o animador Ivanildo Soares Machado a animação levou cerca de um ano para ser concluída a partir do recebimento do roteiro, da elaboração dos rascunhos e da edição final.
Um belíssimo projeto que estimula a leitura de livros sejam de história ou de ficção.
Abaixo, vídeo da abertura da série Mythica:



Eis a sinopse oficial do seriado encontrada no portal institucional da EBC: "Os irmãos Manga e Leco se divertem com o livro pop-up MYTIKAH, que conta histórias de heróis da vida real. Quando o livro chega eles entram na história para conhecer os personagens e o mundo em que vivem. Eles aprendem sobre o contexto histórico e vida destes heróis e fazem observações e críticas bem-humoradas sobre a época e suas características. Os irmãos participam da história e ajudam os heróis a realizarem suas missões. Feito isso eles conquistam uma relíquia que os leva de volta para local do início do episódio, onde MYTIKAH desaparece magicamente".
Através de pesquisa na web, não foi possível localizar nenhum episódio disponível de forma pública, apenas menções ao seriado e divulgação do trailer. Quem tiver algum link para visualização dos mesmos, além da programação das tevês, agradeço antecipadamente se compartilhar aqui nos comentários desta postagem. Grato a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário