segunda-feira, 12 de agosto de 2019

Uma Maneira de Pensar, por Carl Sagan e a divulgação do conhecimento científico




O vídeo acima A Way of Thinking (Uma Maneira de Pensar", trata-se de fragmento de áudio da última entrevista de Carl Sagan, feita em 1996, que é parte da divulgação do livro The Inspiration Journey, um dos diversos materiais de divulgação do conhecimento científico que o autor fez em sua existência.
Carl Sagan junto com Jacques Costeau foram dois pensadores, pesquisadores e divulgadores da Ciência que moldaram o pensamento de diversas gerações, durante o século XXI, através de programas de TV que popularizavam o conhecimento científico.
Um dos livros mais interessantes que li foi O Romance da Ciência, de Sagan, que recomendo leitura aos visitantes e seguidores deste blog, não apenas pelo elemento científico, mas poético, ético, estético e filosófico.
Uma sentença do vídeo acima parece até profético, quando Sagan afirma: "Se não formos capazes de fazer perguntas céticas para interrogar aqueles que nos dizem que algo é verdadeiro e sermos céticos em relação as autoridades... Então, estaremos a mercê do próximo charlatão político ou religioso que aparecer".
Num tempo um tanto sombrio em que o pensamento científico é contestado (Teoria da Terra Plana é um exemplo disso) e que política e religião parecem darem-se de novo as mãos, em plena Idade Mídia como na Idade Média, há que se combater o obscurantismo com muita pesquisa e divulgação científica.
Como bem destaca, Leandro Ricardo que editou esse fragmento, Sagan dizia que "A ciência é muito mais do que um corpo de conhecimento. É uma forma de pensar. Uma maneira cética de interrogar o universo com pleno entendimento da falibilidade humana".
Também de Carl Sagan, recomendo outra bela e profunda reflexão, intitulada A Worthy Goal (Um Objetivo Digno), vide abaixo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário