sexta-feira, 16 de agosto de 2019
O Broto e o Feijão, o Sonho e a Imaginação: belo clipe que permite uma reflexão sobre a arte e a cultura na educação
O vídeo acima "Sprout and The Bean" (O Broto e o Feijão, tradução livre), descobri via Twitter de Raimundo Ferraz e seu perfil Oficina de Chuva de Petrópolis, Rio de Janeiro Brasil, que também é editor do blog Brasa Palavra.
Trata-se de um belíssimo videoclipe de Joanna Newsom em que mostra uma jovem no meio de uma sala de aula tocando harpa, enquanto no quadro verde se revezam imagens vivas feitas com giz numa alusão à própria educação e que automaticamente me proporcionou uma reflexão sobre o tempo e espaço de ensino e aprendizagem e da importância da arte e cultura, da criatividade e da imaginação, do uso da bagagem sentimental do professor junto ao alunado nessa mágica travessia entre a informação e o conhecimento, duas margens de um rio chamado Vida.
O clipe permite recordar ao leitor de livros e mundos que fui, sou e continuarei sendo, remetendo a clássicos da literatura como O Feijão e o Sonho, de Orígenes Lessa que conta a história de um casal: O Feijão, a esposa realista e o Sonho, o marido que deseja se tornar escritor, portanto um sonhador. Mais que isso, que o tocar um instrumento musical é uma analogia, metáfora com o tocar uma alma, despertar acordes interiores dos alunos para a intertextualidade dos textos escritos, as imagens do cotidiano, as memórias individuais e coletivas.
Um clipe que vale-se de diversos recursos como animação provavelmente em stop-motion no quadro verde com desenhos de giz, da música, da cultura, do circunavegar da câmera em torno daquela que canta e encanta, em um ângulo de 360 graus. Uma experiência imersiva como chamo, de levar e elevar o aluno a uma realidade, não apenas virtual (com datashow, computador, internet, etc), mas à realidade local da turma, da escola do bairro em que se insere, da cidade, estado, país. continente mundo, sistema solar galáxia, universo exterior e interior. Do micro ao macrocosmos, através de pequenas viagens reflexivas entre o conhecimento prévio que o aluno traz de casa em diálogo com o processo formal que a escola proporciona, não apenas de socialização, interação inclusão, mas de instrução e preparação para vida e o mundo.
Quem disse que não é possível conciliar o Feijão e o Sonho, razão e emoção?
Quem disse que não pode haver diálogo entre o concreto e o abstrato, o objetivo e o subjetivo, o ideal e o possível?
Quem disse que não pode haver intertextualidade entre Poesia e Filosofia, Literatura e Matemática, Química e Arte?
Observação: Abaixo, link para a letra e tradução da canção:
SPROUT AND THE BEAN
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