quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Breve reflexão sobre autoconhecimento e as nossas inteligências múltiplas: Emocional, Artificial, Coletiva, Individual



O vídeo acima, Sobre autoconhecimento e as nossas inteligências múltiplas, mini conferência ao TED, feita pela atriz Bruna Lombardi, descobri por acaso nos vídeos correlatos do YouTube, mas nada é por acas, nem mesmo o acaso em tempos de algoritmos e alguns ritmos, poéticos e filosóficos.
O que me chamou a atenção, além do tema, foi a forma de condução de Bruna, como quem tece uma tapeçaria, desenrolando um novelo, de forma tranquila, como uma Penélope, para fazer em nossa mente um movimento de entrecruzamento de experiências de vida. Das palavras cruzadas de Bruna com os sentimentos que ns proporciona sua audição, eis a constatação: em tempos de Inteligência Artificial e algoritmos, pandemia, confinamento e tudo mais, nada como ouvir histórias de vida que tratam da Inteligência Emocional, que servem para lidar com o coletiva numa perspectiva individual.
Nessa pequena odisseia que é o viver, todos passam por seus desafios, mas o que resta de tudo, ao final, são as vivências, experiências e lições que levamos adiante, para aqueles com quem convivemos, seja de forma presencial ou virtual, de forma individal ou coletiva, pois todos somos educadores, sejamos pais ou professores. Todos temos muito ainda a prender e tambem a ensinar nesse carrosel de emoções chamado Vida, em eterna dança com o Tempo.
A palavra autoconhecimento é essencial, e é atingida, seja com a maturidade e a vivência, seja com a experiência de leitura de um livro, assitência de um filme, audição de uma canção. Arte e cultura são linguagens universais e atemporais. E são elas, que nunca canso de dizer, que mantém nossa humanidade e preservam nossa sanidade, principalmente em tempos de distanciamento físico e emocional.
Contar histórias que tragam ao final um sentido e tenham uma mensagem é um rito de passagem que vem desde nosso mais longínguos ancestrais. E além do autoconhecimento, outra palavra mágica, que muito considero é a autocrítica, que deveria sempre vir antes da crítica propriamente, e não apenas no dicionário de verbetes da língua materna, mas no dicionário do cotidiano de cada um.
Em pouco mais de 15 minutos, Bruna Lombardi fala ao coração e à mente da gente, de um jeito simples, tranquilo, empático e afetuoso, mesmo que relatando situações pouco comuns. Por esse motivo, selecionei esse vídeo para tratar das múltiplas inteligências: emocional, artificial, coletiva e individual.

Um comentário: