sábado, 3 de outubro de 2020

Uma Prova de Amor / Cordas: comovente curta-metragem de animação sobre inclusão inspirada em uma história real



O vídeo acima, Cordas, trata-se de um comovente e encantador curta-metragem de animação espanhol, que ganhou o Prêmio Goya em 2014 e que foi inspirado nos filhos do seu criador, Pedro Solis, que possui filha apaixonada pelo irmão com paralisia cerebral. Um curta que tem emocionado o mundo e que o Educa Tube, socializa, graças a sugestão via Facebook do colega, amigo e irmão (por parte da Educação), Robson Freire, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e editor do blog Caldeirão de Ideias.
O curta nos fala das várias cordas que nos acordam para a vida, o trabalho, o mundo, o amor...
Conta a história de duas crianças, Maria, que vive em um orfanato, e um menino Nicolás que chega àquele local e logo é percebido como diferente perante as demais crianças. Menos Maria, que não fica indiferente àquela situação, tentando se comunicar, sem desistir de buscar formas de interação com aquele menino.
As cordas, mais do que mecanismos de movimentação, são recursos tecnológicos simples e eficientes para aquele momento, assim como o são outros, em uma escola convencional, caso algum educador não desista de se comunicar, dialogar com seus alunos, tenham eles necessidades especiais ou não. Afinal, todos nós, possuímos certa necessidade e a comunicação ou tentativa de é uma das melhores formas de interação.
Muitos educadores conseguem superar desafios, limites, tentando outras formas de didática e metodologia... Não basta ser o professor "bonzinho" que não se cansa de explicar um conteúdo, só que sempre da mesma forma. Se não é entendido de um jeito, repetindo-se continuará sem se fazer entender. Há que se ter o famoso "Plano B", uma segunda opção de se fazer compreender...
A menina Maria é considerada estranha para quem vive no ambiente convencional e, como ela, o Educa Tube conhece diversas outras Marias que fazem a diferença, diante da indiferença de uns e a resistência de outros em acordar, despertar para uma nova realidade.
Há cordas que promovem elevações, como o mecanismo do teatro clássico grego Deus ex machina, que feito de cordas e roldanas, suspendia os atores pelo palco, imitando o voo dos deuses. Há cordas que promovem nós e laços... E que com o uso da imaginação, promovem uma integração, como a menina Maria fez no curta-metragem...
Acordemos, então, como educadores - sejamos pais ou professores - para a vida, o mundo e o amor... Acordemos - estejamos de acordo que educar é um ato de comunicação entre pessoas diferentes...
A cena final deste encantador vídeo nos desperta para a certeza de que ninguém se torna educador por mero acaso, como bem dizia um outro grande educador: "Ninguém nasce educador ou marcado para ser educador. A gente se faz educador, a gente se forma, como educador, permanentemente, na prática e na reflexão da prática" (FREIRE, Paulo. 1991: 58).
Acordemos então. E que esteja acordado entre pais, professores, alunos e funcionários de uma escola que devemos saber lidar, tanto com as diversidades, como as adversidades no ambiente escolar e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário