sábado, 10 de outubro de 2020

O mundo que eu conheço: projeto "Clipes que parecem Curtas" [palavra cantada e história contada por meio de imagens]





O vídeo acima The World I Know (O mundo que eu conheço, tradução livre), descobri no YouTube e trata-se de um videoclipe da banda Collective Soul (Alma coletiva) que tem narrativa visual, como se fosse um curta-metragem, acompanhando um dia na vida de alguém e sua transformação final. Um "clipe que parece um curta", e que vai para meu projeto de 2011, de mesmo nome, e que trata de produção textual, a partir da leitura de imagens e da palavra cantada e pode ser conferido AQUI.
A narrativa visual mostra a vida de um provável executivo que de repente cria certa empatia e sentido de alteridade (de colocar-se no local do outro), convivendo com as pessoas na rua, depois num ônibus, lendo as trágicas notícias de jornal, até subir e se elevar ao alto de um prédio, fruto da depressão e que indica uma tentativa desesperada, talvez até de suicídio.
Mas diante de um pequeno gesto e sinal, totalmente simbólico, tudo muda, inclusive sua visão de mundo e sua disposição de vida. O pouso de uma pomba em seu braço e a paz que lhe traz, despojando-se dos valores materiais, dentre eles as notas de dinheiro, jogadas ao ar... O abrir os braços e o bater de asas da pomba são pura metáfora visual. A visão das formigas e da população, idem.
Um belo material para desenvolver um projeto ou uma atividade de leitura de imagens e escrita criativa a partir da palavra cantada pela banda e da história contada pelo aluno. Uma banda larga de uma "alma coletiva" que poderá se estabelecer na turma, um trocadilho apropriado para a situação.
Para complementar a atividade, recomendo a tradução da letra em questão, conforme link a seguir:

Collective Soul - The World I Know

Nenhum comentário:

Postar um comentário