domingo, 18 de outubro de 2020

Como criar um Mural Virtual Colaborativo (Padlet): Tutorial e 10 atividades escolares para fazer com o padlet




O vídeo acima "10 ATIVIDADES ESCOLARES PARA FAZER COM O PADLET", foi indicação via Facebook da colega Monica Cyríaco Barbosa, do Rio de Janeiro (RJ), Brasil e trata-se de sugestão de Rafael Cunha, professor também do Rio de Janeiro (RJ).
O Padlet é um recurso digital que favorece o ensino híbrido, aquele que mescla atividades presenciais com digitais, e nesses tempos de pandemia, distanciamento e confinamento social pode ser uma ótima oportunidade de estabelecer a interação entre professores e alunos, através de diversas possibilidades de apresentação de conteúdos e participação das tuurmas, seja no formato de linha do tempo, de prganograma, de mural simples, de tópicos a serem desenvolvidos nas atividades futuras, da mapa do que já foi desenvolvido e suporte para estudo, enfim, a criatividade não impõe limites.
A versão livre tem o limite de 100MB para cada mural virtual colaborativo. Já a versão paga permite a criação com limite maior.
Entendo o PADLET como uma ótima ferramenta para criação de Resumos Interativos para o ENEM, por exemplo, usando uma linha do tempo na Literatura, Filosofia, Sociologia, Geografia, História, um organograma na Química e Bilogia e por aí vai...
Aproveitei para indicar, a seguir outros vídeos sobre o tema para ampliar horizontes aos professores que desejem explorar a ferramenta e queiram utilizá-la no cotidiano escolar, durante a pandemia e após a ela.
O primeiro é um "TUTORIAL DE PADLET PARA PROFESSORES E ALUNOS":



E o segundo audiovisual, com exemplos práticos, chama-se "PADLET: COMO CRIAR UM MURAL VIRTUAL COLABORATIVO":



2 comentários:

  1. Quero aprender a construir esse recurso que considero muito importante.
    Ele apresenta um leque de possibilidades a serem trabalhadas com os estudantes e potencializa os estudantes nas suas pesquisas e construções.
    Gratidão Professor José Antônio.
    Abraço Cordial!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Nilzete, não tinha visto teu comentário. Sim, achei uma ótima ferramenta que nos permite pensar diversas formas de interação.

      Excluir