sábado, 17 de outubro de 2020

Clipe "Bola de Meia, Bola de Gude", de Milton Nascimento (intertextualidade, política, música, futebol e sociedade)




O videoclipe acima Bola de Meia, Bola de Gude é um clássico da MPB - Música Popular Brasileira, imortalizado na voz de Milton Nascimento, encontrei no YouTube, com essa belíssima animação, depois de ver fala do ex-jogador de futebol Walter Casagrande Jr., o Casão, fazendo uma crítica intertexrtual, entre a arte e a realidade, mencionando os seguintes versões da referida canção: "Pois não posso, não devo/ Não quero viver como toda essa gente insiste em viver/ Não posso aceitar sossegado/ Qualquer sacanagem ser coisa normal".
A canção é de 1989, mas se torna terrivelmente atual quando se trata de diversas considerações que o ex-jogador comentou na TV: "Eu tô assustado com a sociedade brasileira. O Brasil solta traficante. O vice-líder é preso com dinheiro na cueca. A Carol Solberg, por se manifestar politicamente, a CBV faz censura. E o Santos contrata um jogador condenado por estupro".
Mais didático e crítico impossível. Uma belo exercício de intertextualidade, unindo futebol, política, música e sociedade.
Um bom exemplo de uso de referências, de intertextualidade, de coesão e coerência na Produção Textual e na Redação do ENEM.


2 comentários: