sábado, 20 de agosto de 2011

Blog se torna ferramenta pedagógica na fronteira do RS



Imagem acima, de Marina Lopes/ Casa Zero Hora Uruguaiana, que retrata a experiência da colega e amiga Suely Aymone, uma dedicada e criativa professora de Uruguaiana - RS - Brasil, e editora do blog Espichando a conversa, com o uso de blogs na educação, como ferramenta pedagógica com seus alunos do curso normal (futuros professores), e que é destacada na reportagem do ClicRBS, que reproduzo na íntegra, abaixo:

"Em Uruguaiana, fronteia Oeste do Estado, uma professora de literatura e língua portuguesa conseguiu conquistar a atenção e dedicação de seus alunos pelo uso da internet.

Ela criou um blog que, literalmente, espicha a conversa de sala de aula e é ferramenta para interação e pesquisa dos estudantes.

Suely Aymone, 49 anos, é uma educadora hi-tech, conforme definem seus próprios alunos do curso normal (formação de professores). Com 25 anos de profissão, a especialista em língua portuguesa e tecnologia na Educação entrou para o mundo dos blogueiros incentivada pelo trabalho da professora Marly Fiorentin, do Blogosfera Marli, um espaço que reúne temas de educação e tecnologia.Há três anos, criou o Espichando a Conversa. A ideia caiu no gosto dos cerca de cem alunos do primeiro e segundo ano do Instituto Estadual de Educação Elisa Ferrari Valls, que constroem textos coletivamente.

_ O desafio foi mostrar que a internet era muito mais que redes sociais. Nos textos coletivos, cada um acrescenta uma ideia. A interação é fascinante_descreve a professora.

Suely percebeu que os alunos se sentiram valorizados tendo seus textos publicados na rede. A experiência estimulou que alguns estudantes criassem seus próprios blogs.

_ É muito mais interessante aprender o conteúdo através de textos que estão postados e interação com os colegas_ diz a aluna do segundo ano do curso normal, Laura Aguirre, 16 anos.

Como resultado vai ser lançado em 2012: um blog onde toda escola poderá mexer e interagir. O lançamento está previsto para o aniversário da instituição, em março.

Com o projeto Província de São Pedro, o governo do Estado espera que até 2014 as escolas de Fronteira tenham um computador por aluno, atingindo 250 mil estudantes. Conforme o coordenador da equipe de tecnologia da informação da Secretaria Estadual da Educação, Daniel Pinto, essa é uma prova de que a Secretaria acredita em projetos como o da professora Suely.

_ Esse processo de Internet é um caminho sem volta. O professor tem que se adaptar. E projetos bem executados como o de Uruguaiana mostram que é possível usar os laboratórios de informática para produção de conhecimento e não apenas como uma Lan House, como muitas escolas infelizmente ainda fazem. Mas percebemos que quando oferecemos os subsídios, os professores se interessam por projetar coisas novas. É essa nossa intenção com o Província de São pedro_ explica Pinto.

>> Vale lembrar

Das 2550 escolas estaduais do Rio Grande do Sul, 430 tem blogs."


Fonte: Secretaria Estadual da Educação

Link para o blog:

ESPICHANDO A CONVERSA

www.espichandoaconversa.blogspot.com

Notícia no ClicRBS:

Blog se torna ferramenta pedagógica na fronteira

http://wp.clicrbs.com.br/uruguaiana/2011/08/18/blog-se-torna-ferramenta-pedagogica-na-fronteira/?topo=77,1,1

10 comentários:

  1. Tive a oportunidade de conhecer o blog da Suely de suas alunas... Que trabalho fantástico! Espero que este trabalho continue crescendo e dê muitos frutos!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vanessa. Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente a Suely, por 2 vezes, em eventos educacionais, e posso te dizer que além de uma professora dedicada, criativa e competente é um ser humano encantador. Uma amiga daquelas que o mundo virtual me brindou e o mundo real endossou. Viva a interligação e intersecção entre o virtual e o real, em prol da Educação. Abrs, minha amiga.

    ResponderExcluir
  3. 0/ Fico feliz em saber disso José! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Zé!!!

    Em primeiro lugar, obrigada pelo destaque aqui no Educa Tube!
    Em segundo, obrigada pelo carinho, pelo incentivo!
    Sei que a responsabilidade aumenta, mas isso me deixa feliz e com vontade de fazer mais e melhor... Ter o aval de pessoas que são "feras" como tu me dão a certeza de estar no "bom" caminho!!
    Tu, melhor do que ninguém, sabes o quanto a gente precisa ter persistência para que sejam acolhidas as propostas de uso das TIC como mediadoras da aprendizagem na escola!
    É um passo a cada dia... desafios que nos instigam!!!
    Obrigada pela força!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Merecido destaque, Su. Teu trabalho é motivador. E pra mim um privilégio sempre poder contar com o apoio dos colegas e amigos, seja divulgando-os, seja sendo divulgado por eles. Viva a rede social educacional. Um abraço, amiga. :-)))

      Excluir
  5. Oi, Vanessa!

    Muito legal te encontrar aqui!
    Fui conhecer teus blogs... também, tens propostas muito legais!
    Vamos continuar conversando na blogosfera!!!
    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  6. Igualmente Suely! Obrigada pelo carinho. Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o blog,ta de parabéns,da até gosto de ver blog assim,vou recomendar para alguns amigos meus como estou recomendando o www.detetive-particular.com que é muito bom tb que estou usando na minha empresa,parabéns abraços!!

    ResponderExcluir
  8. Pow,como todo mundo ta falando que o blog é bacana esse blog,parabens em,passaram 2 pessoas la no meu e falaram do seu,aprovadissimo 100% ai da gosto de ver blogs recomendandos,me recomendaram esse www.rastreamentodecelular.net ,parece que é de software de celular pra rastrear e eu tava precisando,sera que é bom?Abraços,fui,BLOG PERFEITO!!

    ResponderExcluir