segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Matemática em toda parte (a matemática no cotidiano) via TV Escola/MEC




Imagem acima, da série MATEMÁTICA EM TODA PARTE, do conteúdo do 5º volume do Kit DVD TV Escola/MEC, distribuído gratuitamente às escolas da rede pública brasileira. Rico material para professores utilizarem com seus alunos, seja no laboratório de informática, na sala de vídeo etc.
Abaixo, link (atalho) para "série de doze episódios que, a partir de atividades sugeridas pelo professor Antonio José Lopes, o Bigode, mostra a presença de importantes conceitos matemáticos em nosso dia a dia"; podendo também, lá no portal da Videoteca da TV Escola/MEC, baixar os episódios em formato PDF.

1. Entrevista com Prof. Bigode (só no DVD TV Escola): "uma série para despertar o olhar não apenas de alunos, mas professores pais e comunidade", segundo o próprio Bigode, pois "As crianças aprendem melhor e se interessam mais pela matemática quando aquilo lhes diz respeito ao que lhe é familiar e significativo; então, nada mais do que fazer conexões com as coisas da vida e do cotidiano"

2. Matemática no Sítio

3. Matemática no Futebol

4. Matemática na Comunicação

5. Matemática na Construção

6. Matemática na Música

7. Matemática na Escola

8. Matemática na Arte

9. Matemática na Cozinha

10. Matemática no Parque

11. Matemática nas Finanças

12. Matemática nos Transportes

13. Matemática na Feira

"Para os discípulos de Pitágoras a matemática era a linguagem de Deus" (citação do DVD TV Escola Bites e Bytes), e digo que para alguns físicos quânticos, o Universo funciona matematicamente como se fosse um imenso sistema operacional (livre arbítrio ou software livre?). Para mim, além dos discípulos de Pitágoras, dos sobrinhos de Shakespeare e os físicos quânticos, há mais coisas entre o céu e a terra que possa nossa vã tecnologia vislumbrar, quantificar...
Para o escritor português Pedro Paixão, “A matemática é a música do céu, que é onde estão as coisas perfeitas, composta e tocada por Deus o qual não se preocupa com o que acontece no mundo, ocupado que está com que o mundo aconteça”. (O Porto em quatro cores. In: Viver todos os dias cansa. Rio de Janeiro: Gryphus, 2004, p. 74).

Indico, abaixo, link para a postagem sobre o trabalho criativo e original, envolvendo arte, cultura, literatura e educação (matemática), feito pela professora e escritora Regina Gonçalves, do Rio de Janeiro - RJ - Brasil.

CAIUS ZIP - O VIAJANTE DO TEMPO

Abaixo, lista de filmes cujo tema é a matemática em produções da sétima arte. Unir arte, cultura e educação, um dos grandes recursos que o educador de século XXI, o mídia educador, como denomina Pier Cesare Rivoltella, deveria melhor utilizar no cotidiano escolar:

FILMES DE CINEMA - FILMES DE MATEMÁTICA

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Nossa, Vanessa. Meu email não estava recebendo comentários, e só agora vi teu comentário. Gracias, amiga. É uma série incrível mesmo. Abrs, amiga.

      Excluir