sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Se Tudo Fosse Perfeito...


http://youtu.be/Rexpofo1sqI

O vídeo acima, Se Tudo Fosse Perfeito, foi indicação da amiga Janaina Senna Martins, minha colega de Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE)/18ª CRE, aqui de Rio Grande - RS - Brasil, editora do blog Realidade Virtual.
Na educação, como no trabalho e na vida em geral, muitos lutam pelas condições ideais, o que deve ser mesmo uma luta constante. Mas, até conseguirmos atingir o horizonte distante e móvel das condições ideais, precisamos colocar em prática projetos de trabalho e de vida, dentro de nossas possibilidades. Até pelo fato que o que é ideal hoje, amanhã poderá não ser mais, ainda mais se pensarmos na questão da tecnologia na educação, onde o micromputador, os laboratórios de informática, depois os notebooks estão se tornando obsoletos diante de outras inovações como os tablets. E depois desses, daqui seis meses ou ano ano o que será mais inovador?
Mas como sempre destaco aos meus cursistas: o foco tem que ser sempre o usuário e não o maquinário. Máquinas já "nascem" com o prazo de validade cada vez menor; mas os usuários devem nascer, viver e conviver dentro de uma outra lógica, além da própria rede lógica dos computadores.
O vídeo acima é uma ótima oportunidade para refletirmos justamente sobre o que de fato é importante para cada um de nós... Investir mais em maquinário, ou capacitar constantemente o usuário? Creio que as duas situações seriam as ideiais, mas quando não for possível uma em detrimento doutra, que o usuário seja o principal e o maquinário seu acessório...
Se Tudo Fosse Perfeito, não haveria a necessidade de para tudo na vida haver um bom professor. Ainda que possamos ser autodidatas em determinadas atividades, é o professor que dá sentido as coisas e às pessoas, a partir de sua visão de mundo, de sua formação acadêmica, de seu referencial teórico e sua prática inovadora.
Como digo: as máquinas jamais irão substituir o professor, pois por mais eficientes e inteligentes que possam vir a ser, jamais replicarão algo que só o ser humano é capaz - ter emoção, ter vocação, fazr bater um coração, além do seu...

Abaixo, versão legendada da canção COLORS, de Amos Lee, que é faz fundo aos slides acima:

http://youtu.be/3OHu0Krgxq8

4 comentários:

  1. Brigada meu querido amigo por sempre fazer referencias ao vídeos q eu t envio. Esta postagem ficou show, tu consegue sempre dar um sentido educacional...e ainda foi buscar versão legendada da canção!!rsrs
    Beijooo Grande

    ResponderExcluir
  2. Fantástico José! Amei os dois vídeos. Concordo com você sobre valorizar o usuário das máquinas (nós). Aprender a pensar na realidade é o que precisamos.Pois só depois desse pensar é que agiremos consciente com as máquinas!Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Jana, eu que agradeço as tuas indicações que sempre valorizam o Educa Tube. E claro, sempre procuro olhar os vídeos sob diversas perspectivas. Tanto a versão inicial (que me sugerisses) como a legendada (que encontrei) são duas formas de falar sobre um mesmo tema. Gostei demais da canção e da interpretação também. Um abração, minha amiga e colega querida.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Vanessa. Sim, precisamos numnca perder o foco rela do sentido das máquinas na escola, sempre o usuário, assim como o próprio papel do educador numa sala de aula ou laboratório de informática. O objetivo principal de uma escola sempre deverá ser o alunado. Como dizia Paulo Freire: "educar é ter a consciência do inacabamento." Como educadores, somo um dos elos dessa rede. Um abração, amiga.

    ResponderExcluir