quinta-feira, 9 de agosto de 2012

A Vida Do Lado de Cá - Universo digital: a nova rua da periferia (documentário)





O documentário acima (2 partes relativas ao Mundo Digital), chamado A Vida do Lado de Cá, que mostra como os jovens da periferia se apropriam da internet, descobri através do Facebook da coleg'amiga Janaina Martins, coordenadora do NTE Rio Grande/18ª CRE, Rio Grande - RS - Brasil, e foi divulgado inicialmente pelo Instituto Claro.
Faz parte das estratégias do educador do século XXI conhecer tanto o mundo real como o digital de seus alunos.

Conforme a notícia no portal do Instituto Claro: A internet e as TICs não trazem benefícios apenas à educação. Elas vêm mostrando cada vez mais seu poder de unir pessoas interessadas em uma mesma causa, abrir novos horizontes e viabilizar ações coletivas. Esta revolução em curso é tema do documentário “A vida do lado de cá”, idealizado por Tatiana Ivanovici. O filme mostra a atuação de empresas na periferia e a percepção dos moradores sobre as marcas, mas sobretudo, retrata a mudança que a internet trouxe às comunidades.
Moradores e formadores de opinião que vivem na periferia contam como o computador tornou-se parte do universo de jovens e adultos que a utilizam tanto para diversão, quanto para realizar trabalhos escolares e divulgar eventos. Nas palavras de Sérgio Vaz, poeta e organizador do projeto “Cooperifa”, que aparece no documentário, “hoje a nova rua chama-se internet, aquilo que você ouvia no campo de futebol, na feira, você ouve tudo na internet”.
A ideia do filme partiu do desenvolvimento do site DoLadodeCá, um espaço virtual de comunicação voltado para as comunidades. Tatiana, que também é editora do portal, tenta utilizar as TICs para divulgar e desenvolver projetos na linguagem dos jovens que vivem na periferia. “Vejo um grande distanciamento entre o modelo de educação vigente e a vida real destas pessoas”, comenta ela. Para a diretora, os educadores da periferia devem usar a internet de acordo com as necessidades e interesses específicos desses jovens.
O documentário mostra as lan houses como o grande espaço de produção de conteúdo da periferia. “Esses espaços precisam ser vistos como centros de encontros digitais, capacitação profissional e educacional, e também de convivência, não de mero acesso à internet. Há muitos jovens que estão fazendo faculdade e usando as lan houses para fazer os trabalhos”, analisa Tatiana.
É comum, também, a produção de blogs para divulgação cultural, como livros de literatura produzida na periferia, por exemplo, e movimentação para eventos e outros projetos através das redes sociais. Na percepção da diretora, o jovem precisa ter claro que, ao criar um blog ou um perfil no Twitter, as informações transmitidas nestes canais passam a representar a sua própria imagem. “E esta imagem ou atitude pode ser benéfica inclusive profissionalmente e financeiramente para a vida dele”, conclui.


Apresentação do vídeo no You Tube:

"O Brasil acompanhou nos últimos anos a "redescoberta" do povo brasileiro, batizado por estudos de mercado como a Nova Classe Média e Classe C. Muito se diz em revistas, jornais e em corredores de empresas sobre os percentuais deste público, o que a pesquisa X ou Y relatou, etc. Mas o que será que estas pessoas, a tal Nova Classe Média, têm a dizer a respeito? Quais são suas opiniões sobre a ascensão da periferia e muitos outros temas?
Assim surgiu A Vida DoLadoDeCá, um estudo documental que olha no olho das pessoas e ouve o que elas têm a dizer, de dentro pra fora das comunidades. A observação das relações com a periferia, abordando questões pontuais, tem como princípio a liberdade e espontaneidade. Para isso, a metodologia de desenvolvimento do estudo respeita a narrativa dos participantes, sem viés ou interferências. A Vida DoLadodeCá chega ao mercado para dar vida aos números através de narrativas pessoais e histórias vividas no cotidiano deste público.
O lançamento do A Vida DoLadodeCá inaugura o Núcleo de Criação DoLadodeCá formado por artistas, designers e graffiteiros de periferia, idealizado por Tatiana Ivanovici e dirigido por Irene Knoth. O Núcleo de Criação foi montado para atender as marcas e agências que querem ter a linguagem correta para falar adequadamente com os diferentes públicos que integram a chamada Nova Classe Média.
Esta edição inaugural aborda 3 temas:
• Universo Digital, a nova rua da periferia
• Mulheres, pulso firme e unhas feitas
• Marcas, a percepção da periferia

A Vida DoLadodeCá é mais uma iniciativa da Rede DoLadodeCá em parceria com a Apis3 e IK Ideas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário