sábado, 11 de agosto de 2012

Com um pedaço de giz (menino revela bullying através da dança)



O vídeo acima, intitulado Com um pedaço de giz, mostra como um menino revela o bullying, através da dança, e foi indicação, via Twitter do coleg'amigo Robson Garcia Freire, educador de Itaperuna, RJ, Brasil e editor do premiadíssimo blog educacional Caldeirão de ideias, que recomendo a visitação.
No início do vídeo, o menino lê num pedaço de papel em sua mesa a palavra "loser" (perdedor), mas ao final do mesmo, outro papel é lido e uma revelação "teach me" (ensina-me).
Fica ao final do vídeo a pergunta: Quem deixou os papéis na mesa do menino dançarino?
O Educa Tube aceita opiniões a respeito, nos comentários deste blog. Acho interessante os educadores se utilizarem o vídeo com os alunos, fazerem a mesma pergunta e terão gratas surpresas.
Em 2010 e 2012, respectivamente com alunos do ensino fundamental e médio, desenvolvi o projeto de incentivo a leitura e escrita, chamado Projeto Clipes que parecem Curtas, onde colocava vídeos e pediam que da palavra cantada, os próprios alunos contassem pra mim a história narrada por imagens. O resultado foi surpreendente, pois muitos alunos perceberam detalhes que eu não tinha visto, mesmo tendo assistido diversas vezes os clipes. Muitas das opiniões foram criativas e originais.
Particularmente, a opinião do Educa Tube sobre o vídeo acima é de que algum outro colega do menino dançarino é que primeiro o rejeitou, depois admirou sua coragem e pediu ao final sua ajuda.
Um vídeo pra tratar do poder da arte, da música e da dança, que servem muitas vezes de válvula de escape para jovens, frutos de famílias problemáticas, que expressam todo o seu talento através da criação artística.
Ainda sobre este vídeo, conforme notícia da Revista Época:

O canal do YouTube JuBaFilms publicou nesta semana um vídeo muito bonito que está bombando na web. Quem estrela é Justen Beer, dançarino do grupo Hustle Kidz, em uma história sobre um menino que luta contra pais desequilibrados e bullying na escola. É aí que a inspiração bate e, com um pedaço de giz e um pouco de música, a criança problemática encontra um meio próprio de fugir de toda esta bagunça. A ficção, postada na internet (...) em 5 de agosto, já alcançou quase meio milhão de visualizações.

Fonte:
http://colunas.revistaepoca.globo.com/bombounaweb/2012/08/08/video-menino-releva-bullying-com-danca-e-um-pedaco-de-giz/

Um comentário:

  1. Interessante! Eu penso que essa é uma brincadeira que sempre acontece em conjunto. É uma forma de disputa; o menino chamado de 'perdedor' borrou a "amarelinha" dançando de forma exemplar e sozinho. Quem era o perdedor e quem era o ganhador desse jogo?

    ResponderExcluir