domingo, 12 de agosto de 2012

Salas de leitura: Um conto de muitas vozes (documentário)



Acima, documentário mexicano Sala de leitura: Um conto de muitas vozes, que descobri via Facebook da coleg'amiga Christiane Angelotti, de São Paulo - SP, Brasil.
Um belo projeto de mais do que distribuir livros às comunidades mexicanas, como mercados, prisões, fábricas, hospitais, albergues e parques, visa dar vida ao livro através de diferentes salas de leitura.
Parafraseando versos de canção de Milton Nascimento, quando cantou que o "artista deve ir aonde o povo está", digo o mesmo em relação ao livro. Livro precisa ser itinerante, passar de mão em mão. Livro documenta, e quem conta um conto aumenta um ponto. Não existe leitura sem expressão, e o livro deveria estar sempre em exposição para o manuseio de jovens e adultos.
Incentivar a leitura, através do material impresso, da biblioteca escolar como sala de leitura e não apenas um depósito de livros, tornando-a de fato e de direito em sala viva e não cemitério de autores, valorizando o papel social do contador de histórias, e com isso despertando o imaginário e o gosto pela leitura.
Afinal, não existe livro sem leitor, e sem leitor não existe nem livro nem autor.
É preciso ensinar as crianças a ler palavras, ler imagens, ler o mundo... Ler não tem contra-indicações é pode ser feito em qualquer idade.
Como disse o amigo Jackson de Jesus, de Salvador, BA, Brasil: "Tecnologia de ponta: portabilidade total, dispensa baterias, alta durabilidade, sensível ao toque, grande capacidade de armazenamento e imensurável potencial de transformação pessoal: o livro."

Abaixo, indico para download, no blog Baixar Filmes Completos, dois filmes em que o contador de histórias tem um papel fundamental e que podem ser utilizados ambos na educação:

Um Faz de Conta que Acontece

Coração de Tinta

Nenhum comentário:

Postar um comentário