sábado, 18 de agosto de 2012

Metropolis e a Máquina Perfeita (música, cinema e educação)



O vídeo acima é uma adaptação da música Perfect Machine (Máquina Perfeita) da banda Sounds Under Radio, feita pela Universidade de Louisiana (EUA), para o Programa Monroe Honors, com a seleção de diversas cenas do filme Metropolis (1927), de Fritz Lang, um clássico do cinema mudo, com imagens de uma simbologia ainda atualíssima, em pleno século XXI, por tratar da exploração do homem pelo homem, através das chamadas máquinas perfeitas.
Máquinas criadas, com o discurso de facilitar a vida das pessoas, mas que sabemos de antemão que são para facilitar a vida do empregador, pois substitui a mão-de-obra assalariada, sem criar efetivamente novas vagas para as que são extintas.
Um dos grandes problemas atuais é justamente este, para cada máquina perfeita instalada numa loja, banco, supermercado etc, dezenas de vagas para seres humanos são extintas.
Sem falar no consumismo de substituir máquinas por outras máquinas, pelo simples motivo de que uma peça estraga e é melhor comprar um novo do que consertar o usado, pelo custo do serviço especializado, pelo preço do novo, pela falta de peças de reposição, pelo fato de máquinas, ditas perfeitas, saírem de linha de produção tão rápido como chegaram como sensação. Algo que remete ao documentário História das Coisas.
Um pequeno vídeo de 8 minutos que se presta a diversas interpretações do ponto de vista histórico, artístico, filosófico, sociológico etc. Um dos exemplos de unir música, cinema, tecnologia e educação. Além de poder ser utilizado para tratar de meio ambiente, educação ambiental, crítica social etc.

Abaixo, o clássico do cinema mudo Metropolis, que encontrei completo no You Tube, e que pode ser utilizado em fragmentos ou todo, no ambiente escolar:



Apresentação do filme, no You Tube:

Metropolis é um filme alemão feita pelo produtor UFA. É um filme de ficção científica dirigido por Fritz Lang, a história se passa em uma distopia futurista urbana. Este filme foi lançado originalmente em 1927, antes de a trilha sonora do filme. Ele é considerado um dos maiores expoentes do expressionismo alemão na arte cinematográfica. O roteiro foi escrito por Fritz Lang e sua esposa Thea von Harbou, inspirado em um romance de 1926 do mesmo Von Harbou. Metropolis é um dos poucos filmes considerados lοs Memória do Mundo pela Unesco (os outros são os documentários dos Irmãos Lumière, The Forgotten [1950], o filme espanhol (mexicano naturalizado) Luis Buñuel e O Mágico de Oz por Victor Fleming, 1939). Ele foi o primeiro a ter esta categoria abrangida na concretização viva de toda a sociedade, e da profundidade do seu conteúdo humano e social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário