sábado, 25 de agosto de 2012

Estigmatizados (música, arte e educação)



O vídeoclipe acima, Stigmatized, da banda The Calling, é um daqueles curtos momentos que nos promovem grandes reflexões, a partir da junção de letra e música, imagem e mensagem, ambas poderosas.
Um belo e rico material para discutir sobre conceito, pré-conceito e preconceitos no ambiente escolar e social. Sobre os estigmatizados por conta de cor, raça, opção política, religiosa, sexual etc.
"Se eu desistir de você, eu desisto de mim. Se lutarmos pela verdade, ficaremos juntos. (...) Provoque-me estendendo a sua mão. Então me deixe ou me aceite como eu sou. (...) Nós viveremos nossas vidas e levaremos socos todos os dias...", alguns dos versos da referida canção.
Provoque-me estendendo a sua mão... Quem dera todas as provocações fossem assim... Que as pessoas discordassem, tentando entender o outro... Falar de alteridade é fácil, colocar-se no lugar do outro, o grande desafio...
Arte, cultura, música, dança e outras formas de manifestação podem mostrar a todos, que temos mais coisas em comum do que divergências. Para refletir e motivar.
Afinal, se o professor/pai desistir do aluno/filho, ninguém encontrará nem chegará à verdade, como bem demonstra a canção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário