quarta-feira, 29 de agosto de 2012
A História de Carly (autismo severo) e a tecnologia favorecendo a conexão
O incrível e comovente vídeo acima, trata-se de História de Carly, uma jovem que possui autismo severo, e que até os 11 anos de idade não conseguia se comunicar com os pais ou quem quer que seja, até que o computador pessoal promoveu esta surpreendente interação.
A máquina que é tão criticada por distanciar as pessoas, neste caso, fez esta fantástica ligação entre o, até então, desconhecido mundo interior de Carly Fleischmann com o mundo exterior de quem habita seu entorno.
O vídeo foi indicação, via Facebook da coleg'amiga Elis Zampieri, professora da educação especial e coordenadora pedagógica da APAE de Curitibanos, SC, Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Vejam a postagem de Elis Zampieri em seu blog Sobre Educação, link abaixo:
HISTÓRIA DE CARLY, no Sobre Educação
Cabe destacar o empenho dos pais da menina em tentar alguma forma de comunicação, e como disse seu pai: "Quem desiste de um filho?"
Durante anos, os pais falavam de tudo em volta da menina, sem se dar conta de que ela os ouvia, mas não conseguia se expressar por conta do autismo.
Uma lição de vida para pais e professores não desistirem de seus filhos e alunos, por maior que seja o desafio, sempre há um caminho de comunicação, interação, usando ou não as tecnologias da informação e da comunicação (TIC).
Um vídeo que todo educador precisa assistir para refletir com a comunidade escolar sobre as práticas educacionais, que devem iniciar na família e estenderem-se posteriormente à escola e à sociedade.
Afinal, será que entendemos o que se passa com nossos filhos e/ou alunos? Conhecemos seus pequenos universos, se às vezes nos surpreendemos com nossas próprias atitudes? Dar vez e voz ao outro, usando ou não as TIC, sempre será desafiador, mas os resultados poderão ser surpreendentes, tenha ele uma deficiência ou não.
Destaco a fala de Carly: "Ninguém sabe o que é ser eu. O que é não poder sentar quieta porque parece que minhas pernas estão pegando fogo. É como se centenas de formigas estivessem escalando meus braços."
Destaco também observação da coleg'amiga Elis: "O desafio que se coloca diante de nós, educadores é adentrar este universo ainda desconhecido e obscurecido da pessoa com autismo. Calçar seus sapatos e caminhar com eles."
Abaixo, link para outra postagem do Educa Tube, tratando de filme inspirado em fato verídico, em que editor de revista sofre um acidente e paralisado quase todo o corpo, consegue se comunicar apenas piscando seu olho esquerdo. Um método de comunicação feito entre a terapeuta e o paciente promove esta comunicação e favorece até que este publique um livro que serve de título ao referido filme. Vejam link abaixo:
O ESCAFANDRO E A BORBOLETA; MAIS QUE UM SIMPLES PISCAR DE OLHOS, no Educa Tube
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