segunda-feira, 13 de agosto de 2012

O Lutador (videoclipe e educação)


http://youtu.be/UANBdod8Nuk

O videoclipe acima Boxers, interpretado por Morrissey, ex-líder e vocalista da banda The Smiths me lembra diálogo inteligente da série de ficção científica chamada V (Visitors), em que 2 personagens discutem sobre quem era o melhor boxer de todos tempos. Um dizia que era Sugar Ray Leonard, outro Muhammad Ali e o terceiro se mete e diz que foi Floyd Patterson (se não me falha memória)...
Segundo este terceiro, numa luta, Floyd Patterson caiu 7 vezes no ringue, tombou quase vencido por 7 vezes, mas se reergueu outras 7 vezes, e isso era a maior lição de resistência que ele conhecia. Nunca mais esqueci desse diálogo e esse clipe ilustra bem isso.
Quantas vezes tombamos no ringue e quantas vezes mais nos reerguemos e seguimos na luta diária. Mais que uma metáfora, uma lição de vida.
Além de que o clipe ilustra o fato de que nem todos tem talento para coisas que gostam. Não basta amar para viver bem a dois; não basta querer ser educador, é preciso bem mais do que inteligência. É preciso competência, que requer didática e metodologia adequadas; não basta ser um lutador (como no vídeo acima), se não souber se defender. Melhor, então, passar as luvas para o garoto com vocação e encontrar outro caminho e razão de viver...
Lições que a vida e o tempo nos dão a todo momento, a cada "round", mas que nem sempre aprendemos. Mas sempre há tempo para recomeçar. Todo o educador é um lutador por natureza.
Abaixo, link para tradução da canção:

BOXERS - TRADUÇÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário