sábado, 4 de agosto de 2012

RPG para conhecer a História da Arte



Imagem acima, uma ótima forma de unir o útil ao agradável, matéria da Revista Nova Escola, intitulada RPG para conhecer a História da Arte, pois trata-se de, como o nome indica, de trabalhar com a arte através do jogo de interpretação de papéis (RPG).
O referido jogo chama-se A Mansão Quelícera e pode ser baixado para seu computador, acessando o link abaixo:

A MANSÃO QUELÍCERA



Conforme apresentação do jogo, no próprio site (imagem acima): "É um jogo de aventura, criado com pinturas de História da Arte e baseado em um conto de mistério. É ferramenta educacional selecionado pelo Ministério da Educação do Brasil (MEC) para ser usado para professores de arte em escolas de todo o país."

Unir arte, cultura e educação, sempre uma motivação extra, tanto ao educador como aos educandos.
Em 2008, criei o blog literário RPG - Role Poetic Games (ou Jogos Poético Virtuais), e logo, via mundo virtual, me associei com 5 jovens vinculados direta ou indiretamente ao mundo das letras e artes: Andréia Pires, jornalista e mestre em Letras (na época, mestranda); Suellen Rubira, mestranda em Letras (na época, acadêmica); Ana Cristina Matias, mestranda em Letras (na época, acadêmica); Leandro Kerr, acadêmico de Letras (na época, escritor) e Jouber Cunha, desenhista.
O objetivo era criar uma história ao estilo RPG, o jogo de interpretação de papéis, em que cada um criava um ou mais personagens, na trama intitulada Reino de Estranhos, que tinha a estrutura básica de um jogo de xadrez, com personagens preto e brancos, como peças que se movimentavam pelo tabuleiro literário. A Jow cabia fazer as ilustrações.
Quando iniciamos o projeto, não nos conhecíamos, enquanto grupo, o que veio acontecer posteriormente, quando convidado pelo jornal Agora de Rio Grande, RS, para dar uma entrevista. Até então, mesmo morando todos na mesma cidade, o contato era feito exclusivamente via blog, MSN e e-mail. Foi até criado um blog alternativo, apenas para discussão das estratégias de criação da história.
Infelizmente, por questões diversas, a história ficou interrompida, e cada um seguiu com sua vida e projetos pessoais. Mas foi uma ótima oportunidade de trabalhar com arte, cultura, literatura e tecnologia. tanto que o referido blog influenciou projetos educacionais na cidade do Rio Grande - RS e do Rio de Janeiro - RJ, Brasil, pois favorece a interação entre o educador (mestre) com os demais integrantes do jogo, que pode ser educacional, adaptando-o aos conteúdos de história, literatura, geografia etc. E um blog é um espaço que permite essas possibilidades por unir texto e imagem.
Abaixo, link para o RPG - Jogos Poéticos Virtuais:

RPG - JOGOS POÉTICOS VIRTUAIS

Em dezembro/2011, o RPG Literário foi matéria de entrevista que dei a Revista Tema, do Serpro - Serviço de Processamento de dados, pp. 48 a 50, com o título www.literatura, conforme link abaixo:

WWW.LITERATURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário