terça-feira, 14 de agosto de 2012

O Contador de Histórias (cinema e educação)



O vídeo acima, trata-se de cena inicial de O Contador de Histórias, filme de Luis Vilaça (2009, 110 min.), que vi anos atrás, por indicação do prof. Antonio Vitor, de Sant'anna do Livramento, RS, Brasil, que tinha assistido em uma formação.
Inspirado em fatos reais, O Contador de Histórias conta justamente a história de vida de Roberto Carlos Ramos, ex-menino de rua, nascido numa favela de Belo Horizonte, MG, em 1970, caçula entre 10 irmãos. Aos seis anos de idade é internado pela mãe em instituição oficial, visando socialização, mas o que acontece é o inverso.
Na adolescência RC foge da instituição, descobre as drogas, comete pequenos delitos, até a intervenção social da pedagoga francesa Margherit Duvas, que lhe oferece ajuda e um lar e que muda radicalmente o futuro de ambos.
Roberto formou-se em pedagogia, e é considerado um dos melhores contadores de histórias do mundo. Depois de formado foi trabalhar na instituição em que viveu, desta feita como professor. Já adotou mais de 20 meninos de rua, considerados "irrecuperáveis", como ele, segundo a sinopse do filme.
Enfim, uma grande lição de vida e do poder recriador, transformador e socializador da educação.
Um filme que por mais que tentemos descrever, só vendo para perceber a importância desta mãe adotiva na vida deste menino tido antes como irrecuperável, como outros tantos que perambulam sem destino, pelas ruas de nossas cidades.
Um filme para ver, rever, refletir e repassar aos demais educadores e à comunidade escolar, para promover um debate sobre quem desiste de quem...
Abaixo, site oficial do filme, onde encontram-se mais dados sobre o mesmo:

O CONTADOR DE HISTÓRIAS - SITE

Vejam também o depoimento de Roberto Carlos, vídeo abaixo:



Apresentação do vídeo acima, no You Tube:

Entrevista do Blog do Governo de Minas com Roberto Carlos, o mineiro que é considerado um dos dez maiores contadores de histórias do mundo. Ele fala sobre seu novo filme e sobre a importância da família. Aconteceu durante o lançamento do seu filme em Belo Horizonte.

Abaixo, entrevista de RCR ao programa 3 a 1, da TV BRASIL (em 5 partes):











Apresentação no You Tube:

Entrevistado: Roberto Carlos Ramos, contador de histórias. Comentadores: a escritora e pedagoga, Fanny Abramovich, e o jornalista Bruno Paes Manso, do Estado de S. Paulo. Apresentador: Luiz Carlos Azedo.

Um comentário:

  1. MELHOR SITE DE VENDAS http://www.mercadozets.com.br/

    VENDE DE TUDO

    contador

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?texto=contador&IDCategoria=9090

    FERRAMENTAS

    http://www.mercadozets.com.br/ListaProdutos.asp?idCategoria=9090

    VENDE DE TUDO TEM BERÇO ELETRONICOS CELULARES TV NOTEBOOK COMPUTADOR ACESSORIOS PARA CARROS BRINQUEDOS ARTIGOS INFANTIS E MUITO MAIS ...

    ResponderExcluir