sexta-feira, 3 de agosto de 2012

O importante não são as respostas e sim as perguntas



O vídeo acima, comercial sobre cereal que assisti primeiramente na TV e depois procurei no You Tube, trata-se de uma propaganda divertida, reflexiva, crítica, que nos faz pensar sobre resultados de pesquisas que se transformam a todo momento...
Para pensar também sobre aqueles que têm as respostas para tudo, quando as perguntas estão sempre mudando...
Uma coisa que não mudou neste tempo todo é o fato de que educação é um ato universal, que a leitura emancipa e que a troca de experiência amplia horizontes...
E acima de tudo, que cada um tem a sua própria verdade, mas o importante é encontrar mais de uma opinião sobre o mesmo tema, ainda mais quando se trata de pesquisa no mundo virtual, feita por alunos e orientada por educadores.
Pois tudo muda em fração de segundos em um mundo tão globalizado e calcado no imediatismo, inclusive da informação, que gera conhecimento mútuo.
No campo da tecnologia na educação mesmo, o importante é pensar a prática inovadora e não apenas os equipamentos, que logo são superados. Atualmente é o tablet o sonho de consumo, como anteriormente foi o notebook.
Logo surgirá outro equipamento de última geração para tornar obsoleto todos os demais, entretanto máquinas, por mais sofisticadas que sejam, precisarão sempre de seres humanos para manipulá-las com sentido educacional e social.
Maquinário sempre dependerá de um usuário e ai está a função do educador (seja pai ou professor), de dar um sentido educativo às ferramentas em nosso cotidiano.
Acho que foi uma propaganda do Canal Futura que dizia que o mais importante são as respostas e nem tanto as perguntas e que me influenciou no título desta postagem. :-))

5 comentários:

  1. Não seria o contrário professor! O que move o mundo são as perguntas e não as respostas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cometi um pequeno erro. Esqueci de ler com atenção o título da postagem! Desculpa!

      Excluir
    2. Oi, Dinilso, grato pela visita. Sim, as perguntas são mais importantes do que as respostas. Um abraço.

      Excluir
  2. Tem uma propaganda antiguinha que anunciava que o que move o mundo são as perguntas (acho que era da Unisinos). Nunca esqueci essa frase e concordo muito, as perguntas são mais importantes. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Rosvita. Se não me falha a memória, essa frase que mencionas era do Canal Futura, parece. Grato pela visita e comentário. Abraços.

      Excluir