domingo, 16 de setembro de 2012

Dislexia: cinema, educação e sociedade



Os 3 vídeos abaixo, são fragmentos, cenas do fabuloso filme indiano Como estrelas na Terra: Toda criança é especial, já resenhado pelo Educa Tube (link AQUI), que já teve mais de 7 mil visitas neste blog educacional e que une com maestria cinema, educação, arte, cultura e sociedade.
Selecionei o primeiro, no You Tube, e editei os 2 seguintes, via Movie Maker, publicando-os no You Tube, conforme solicitação da amiga e colega Elis Zampieri, professora da educação especial e coordenadora pedagógica da APAE de Curitibanos, SC, Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE, para que a mesma utilizasse as cenas em palestra sobre dislexia (distúrbio específico das operações relacionadas ao reconhecimento das palavras ), dirigida a Orientadores Pedagógicos e Assistentes Técnicos Pedagógicos da rede estadual de sua cidade.
Elis já utilizou este filme na íntegra em formações de professores e no curso do magistério, com seus alunos, futuros educadores.
Descobri este fabuloso filme, graças a indicação doutra colega e amiga, a arte-educadora Gorete Buterres, de Rio Grande, RS, Brasil.
Viva a rede social educacional, em que educadores indicam uns aos outros ótimos materiais para serem utilizados no ambiente escolar.




Na cena acima, DISLEXIA E COMPREENSÃO, o professor, conta de forma humorada para seus alunos do que se trata a dislexia, que o aluno Ishaan possui e ele também. Como quem vai contar uma história imaginária ele passa a falar de coisas do mundo real. A história de um garoto que não sabia ler nem escrever... pois não conseguia lembrar de coisas simples... E o professor vai contando a história de outros garotos com o mesmo problema e que se tornaram vultos históricos, gênios da humanidade. O professor escreve no quadro de forma invertida e usa um espelho para provar o que quer ensinar, contar... Com sutileza, o professor Ram fala de dislexia e da situação de Ishaan, sem citar o menino, nem o expor, mas consegue passar a sua mensagem ao grupo como um todo, e ao garoto, em especial. Assim deve ser o educador, ao abordar situações no cotidiano escolar: provocar a identificação do aluno com o tema a ser abordado.




No vídeo acima, DISLEXIA E CARATERIZAÇÃO, o professor vai a casa dos pais do menino Ishaan para explicar e caraterizar o que é a dislexia e como funciona a aprendizagem. É uma cena esclarecedora, ao comparar a leitura de chinês ao processo de leitura que o disléxico às vezes tem, e como isso se reproduz na sua leitura e escrita. Compreender e diagnosticar, para evitar atitudes impensadas como daqueles pais diante de um filho que aparentemente é descuidado com os estudos, quando na verdade possui este distúrbio. Uma cena para ser vista, revista, refletida e debatida por professores e pais. E sempre é bom lembrar que dificuldade de aprendizagem não é incapacidade em aprender. E que dislexia é um distúrbio de processamento das informações. Fazer o outro se colocar efetivamente no lugar do outro, como esta cena demonstra é essencial apara esclarecer qualquer situação.



Por fim, o terceiro vídeo, acima, DISLEXIA E MATEMÁTICA, através de uma bela animação, mostra como funciona às vezes o pensamento de alguém com dislexia, em uma aula de matemática.

Para os interessados em assistir online e/ou baixar o filme para uso educacional, sem fins lucrativos, disponibilizei links e resenha no Educa Tube, conforme link abaixo:

COMO ESTRELAS NA TERRA: TODA CRIANÇA É ESPECIAL - NO EDUCA TUBE

3 comentários:

  1. Ah, fiquei tão emocionada! Que lindo esse filme! Ele apresenta tão bem o problema da dislexia e pode bem representar o que acontece em relação a todas as dificuldades de aprendizagem que as crianças sofrem e por uma cobrança exacerbada de êxitos imediatos, têm os seus ritmos próprios desvalorizados. Eu atualmente estou trabalhando na área da Educação Especial, no estado do Rio Grande do Norte e fico-lhe extremamente grata por mais uma contribuição para o meu aprendizado. Vou divulgar. Um abraço, professor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, Ivana. Que bom ler este teu comentário e ver que o objetivo do Educa Tube está sendo alcançado, de divulgar possibilidades, vídeos, recursos, trabalhos e projetos de e para educadores.
      O filme é fabuloso. 180 min. que passam rápido diante da variedade de situações, das animações, clipes, música, dança e tudo mais. Pena que é pouco conhecido. Que tanta enlatado de gosto duvidoso encha o horário nobre, com programação não tão nobre, tampouco educativa. Mas ai, nosso papel social, de divulgar o que merece, em nossa rede social educacional. Um abraço, e sucesso Ivana.

      Excluir
  2. Nossa, Ivana. Que bom ler este teu comentário e ver que o objetivo do Educa Tube está sendo alcançado, de divulgar possibilidades, vídeos, recursos, trabalhos e projetos de e para educadores.
    O filme é fabuloso. 180 min. que passam rápido diante da variedade de situações, das animações, clipes, música, dança e tudo mais. Pena que é pouco conhecido. Que tanta enlatado de gosto duvidoso encha o horário nobre, com programação não tão nobre, tampouco educativa. Mas ai, nosso papel social, de divulgar o que merece, em nossa rede social educacional. Um abraço, e sucesso Ivana.

    ResponderExcluir