quinta-feira, 20 de setembro de 2012

O Circo Borboleta e a metáfora da inclusão



O belíssimo curta-metragem acima, O Circo Borboleta (The Butterfly Circus), achei por acaso, no portal Vimeo, quando assistia a outro vídeo, e me encantei, primeiramente pelo enredo:

"No auge da Grande Depressão, o showman de um circo famoso descobre um homem sem membros sendo explorado em um espetáculo de carnaval, mas depois de um encontro intrigante com o showman, ele torna-se impulsionado a esperança contra tudo o que ele já acreditava".

Diante da beleza do material, que achei uma ótima metáfora para trabalhar a inclusão, tanto educacional como social, tentei e encontrei esta versão legendada, no You Tube.
Pensando a escola como um circo, vejo, como no curta, ela dividida entre duas faces, a do Circo de Horrores e a do Circo Borboleta. Entre a escola que não forma ou conforma, e a escola que transforma... No primeiro, as pessoas estão lá. Tem a cigana e a bola de cristal (a tecnologia para uns virou algo assim, fruto de magias para uns e bruxarias para outros), tem a mulher barbada, as irmãs siamesas, uma mulher muito obesa, um homem tatuado, um pequeno homem sem braços e pernas atrofiadas. Todos estranhos para quem não conhece nem interage, tampouco vê neles alguém igual, ainda que com limitações.
Logo que Will (interpretado por Nick Vujicic, veja história de vida dele, vídeo mais abaixo) é ridicularizado, enquanto duas crianças jogam frutas e legumes no rapaz sem braços, este é defendido por um homem de cartola (um mágico) o Sr. Mendez, do Circo Borboleta.
Nossa ação como educadores é esta, de ver certas situações e não fazer como o do Circo de Horrores, que acha graça e incentiva os abusos... Precisamos intervir, mostrar o certo, dar o exemplo. Logicamente que escolas não são circos, mas algumas agem como tais. Uma apenas expõe seus problemas sem buscar soluções; outras valorizando e permitindo a descoberta do talento de cada um, de cada professor, de cada aluno... vão além...
Will, para uns era magnifico, para outros, um inválido estúpido. Em função disso, como a personagem, alguns alunos reagem de forma atroz, feroz, às vezes, quando de repente querem apenas atenção, afetividade.
Will, o pequeno homem para Mendez, acaba por vontade própria a integrar o Circo Borboleta, e assim deve ser também as estratégias de educadores e gestores escolares, procurando trazer o aluno para à escola, tentando entendê-lo, ainda que sendo diferente. Todos somos diferentes.
O circo já foi considerado o maior espetáculo da Terra, e a educação poderá ser espetacular, assim como o esporte, a arte e a cultura, se souber unir o útil ao agradável; ou seja, unir atividades diversas aliadas ao conteúdo curricular.
De certa forma, muitos educadores são contorcionista, equilibristas, trapezistas, o homem/mulher mais forte do mundo, cuspidores de fogo, mágicos, e muitos coisas mais.
Quando o educador faz com seu alunado, o que Sr. Mendez (aos 12 minutos)faz com o Will (mostrar que ele é mais do que fizeram acreditar toda a vida, que Deus tinha lhe virado as costas), acontece, sim, o pequeno milagre da educação.
Mendez resgatou não apenas Will, mas todas as pessoas que durante a Grande Depressão ficaram à deriva da sociedade. É uma metáfora, um filme, mas acima de tudo, traz uma grande mensagem de que todo circo (ou escola) precisa de um Sr. Mendez, que saiba unir um grupo em torno de uma ideia, um ideal, um projeto de trabalho e de vida em comunidade.
Um ótimo vídeo para refletir e motivar a todos sobre os desafios da educação e da própria inclusão em sentido amplo e estrito.

Abaixo, vídeo contando a incrível história de vida de Nick Vujicic, um deficiente físico que apesar das limitações é um exemplo de superação:


9 comentários:

  1. Fiilme perfeito .. Lição de viida, emocionante demais. Eu assisti na aula de Religião no Colégio, muiitas pessoas da minha sala choraram! Ele é perfeito, inclusive ele ensina que: No inicio do filme a borboleta é mostrada presa em um casulo, como era o protagonista no começo, e ao final a liberdade, quando ela se liberta e voa para longe, como acontece com Will, que entende que a vida é mais do que um circo de aberrações. #RecomendoQueAssistam

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gracias pela visita e comentário. É um ótimo curta-metragem. Que bom que foi passado em tua escola. Abraços,

      Excluir
    2. Super atual, apliquei essa semana para alunos adolescentes e adultos e vamos levantar e dicutir várias questões inclusivas, baseados no filme.

      Excluir
  2. eu queria um resumo :(

    ResponderExcluir
  3. Cara, obrigado, me ajudou muito na minha tarefa, não vou nem precisar pensar na resposta, vc jpa deu..... :D ^^ ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu queria que explicassem porque o nome e os fatos apresentados nele

    ResponderExcluir
  5. gostei muito do filme que foi apresentado no trabalho

    ResponderExcluir