quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Redes Sociais na Escola, por Sonia Bertocchi



A apresentação acima, Redes Sociais na Escola, é de autoria da colega Sonia Bertocchi, educadora de São Paulo, SP, Brasil, editora do blog Lousa Digital.
Descobri a referida, via Facebook da colega e amiga Jenny Horta, educadora de Niterói, RJ, Brasil, editora do blog educacional Aprendizagem Digital.
REDES SOCIAIS NA ESCOLA apresenta o conceito, o histórico, a distinção entre rede/ferramenta e rede/usuários, além de destacar o poder de uma rede social educacional, que é justamente a de ativar a inteligência coletiva.
Cada vez mais cresce a consciência coletiva de que precisamos, sim, dividir dúvidas e multiplicar certezas, utilizando-nos, enquanto educadores, das redes sociais com enfoque educacional.
Os alunos já se apropriaram das redes sociais, os educadores estão começando este processo. Pensar as redes sociais como um ambiente de aprendizagem digital, dentro e fora do espaço tradicional e físico da escola, é o grande desafio do educador do século XXI.

Um comentário:

  1. Muito interessante esta apresentação. Aproveito para convidar os interessados a participar do Fórum Redes de Aprendência , Ewb 2.0 e Transdisciplinaridade , no Portal do Professor. Lá poderemos discutir as ideias desta apresentação e da apresentação que disponibilizo no início do Fórum. Aguardo vocês lá: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/ListarMensagensForum.html?idTopico=122 Abraços. Silvia Fichmann

    ResponderExcluir