domingo, 2 de setembro de 2012

Revolução Virtual: Liberdade na rede (documentário)



O documentário acima, Revolução Virtual: Liberdade na rede, foi indicação do coleg'amigo Robson Freire, educador de Itaperuna - RJ, Brasil e editor do premiado blog educacional Caldeirão de Ideias.
Um vídeo que mostra o valor da liberdade na rede mundial de computadores e as possibilidades que o trabalho coletivo, via Wikipedia, You Tube, Google, blogs, sites e redes sociais permitem novas descobertas.
Eu mesmo já perdi a conta de quantos amigos fiz, quantas descobertas através destes colegas virtuais incorporei ao meu cotidiano, e quanta coisa também socializei.
Este espírito de rede social, entre os educadores virtuais, fica mais evidente através das trocas que fazem, criando uma grande teia de conhecimentos múltiplos.
O próprio Educa Tube surgiu desta ideia de rede, teia, de criar um acervo digital de vídeos e recursos tecnológicos de e para educadores, tornando este blog individual em um pequeno espaço coletivo de interação e socialização de filmes, vídeos, curtas, clipes, animações, slides etc. Mais de 90% deste acervo é fruto das sugestões de amigos, colegas e ilustres desconhecidos, que logo passam também fazer parte da minha rede social educacional.
Assim como eu, a maioria dos educadores digitais têm esta preocupação de aprender e ensinar, de descobrir e repassar. É ainda um processo lento, mas irreversível.
Incentivar a liberdade na rede é lutar pela valorização do coletivo ante o individual. Afinal, todo conhecimento humano é fruto das interações sociais. Ninguém é gênio por si só, ninguém aprende sozinho tudo. Por mais autodidata que seja, sem a colaboração do pensamento e das ações de terceiros, todo projeto fica limitado ao horizonte de visão de seu autor. Quando mais olhares se incorporam a este, mais amplo e universal tornar-se-á.
No encerramento do documentário, traz um depoimento de Tim Bernes Lee, o inventor da www (rede mundial de computadores).

4 comentários:

  1. Interessante seu depoimento Antônio. Eu também conheci e fiz muitos amigos na rede... Já perdi as contas. bom demais essa interação. Uma ótima semana pra ti.

    ResponderExcluir
  2. Eai Zé como estas? Vejo que continuas com teu blog a mil! Depois de algum tempo fora da blogosfera decidi voltar, acabei perdendo o blog Turismo no Extremo Sul mas criei um com moldes parecidos, mas agora mais aberto a outros assuntos: http://101-south.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Baixar o Documentário - A Revolução Virtual - http://mcaf.ee/ykl8b

    ResponderExcluir