sábado, 16 de fevereiro de 2013
60 Segundos: Informação e Conhecimento
O vídeo acima, 60 Segundos, descobri via Facebook de Maíra Nobre, educadora de Aracati, CE, Brasil, pedagoga do IFCE e editora do blog Aprender com.
Trata-se de filme do jornal Estado de São Paulo sobre as distinções entre informação e conhecimento. Veja a íntegra do texto abaixo:
Texto 60:
"Informação é diferente de conhecimento. Informação passa, conhecimento fica. Informação está em todo lugar. Conhecimento é difícil de achar. Informação envelhece, conhecimento é para sempre. Informação vem até você. Conhecimento leva você mais longe. E se hoje a informação é de graça, qual o valor do conhecimento?"
Observação do Educa Tube:
A analogia da informação com a cena da bicicleta e o conhecimento como o andar sobre a mesma, remete a questão da própria informática (informação automática), e lembrou-me as comparações que eu fazia quando formador de outros educadores no uso das TIC, mídias e redes sociais na educação. Aprender a utilizar um computador (ou qualquer recurso tecnológico) é como andar de bicicleta, depois que se aprende, se memoriza, é só manter o equilíbrio e embalar, seguindo em frente. Na vida, no amor, no trabalho também saber manter o equilíbrio é desafiador. às vezes parece que não conseguiremos, até que um insight, uma ideia, uma proposta e conseguimos superar nossas aparentes limitações. Da mesma forma que manusear este mesmo computador também pode ser comparado a dirigir um carro em auto-escola, com a vantagem para o usuário em relação ao condutor, que o teclado é o volante, o mouse o câmbio, e não há necessidade de utilizar os pedais...
Brincadeiras à parte, este pequeno vídeo, que promove diversas reflexões, serve principalmente para se pensar esse binômio: Informação - conhecimento. Nem toda informação gera conhecimento, mas todo conhecimento promove no aluno meios de avaliar a informação, saber o que é real e o que é ficção; separar o joio do trigo, o verídico da manipulação.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário