quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
Curtas-metragens de animação Pixar para refletir sobre educação, tecnologia e sociedade
Caros seguidores, visitantes e colaboradores do Educa Tube, segue abaixo uma série de curtas-metragens de animação da Pixar Animation Studios, que assisti primeiro no Disney Channel e depois encontrei no You Tube, cada qual com uma breve reflexão educacional do Educa Tube, seja para motivar alunos, seja na formação de educadores sobre didática e metodologia, seja pela discussão entre professores e alunos sobre as TIC na Educação.
A Pixar, conforme a Wikipédia: "é uma empresa de animação digital (Pertence a The Walt Disney Company) estadunidense, vencedora de diversos Oscars, localizada em Emeryville, Califórnia (Estados Unidos). Especializada em alta tecnologia de computação gráfica, a Pixar é a desenvolvedora do software de renderização padrão da indústria, o RenderMan, usado para geração de imagens de realismo fotográfico de alta qualidade".
Vejam abaixo alguns deste curtas que encontrei no Cinemaeafins (os que sairam do ar, no You Tube, por questões de direitos autorais, consegui em nova versão, no mesmo portal, para fins pedagógicos):
KNICK KNACK
Knick Knack, divertida animação, considero como uma analogia entre a bola de cristal e o aquário, e a televisão e a internet. Ambas, por conta de suas telas de vidro, lembram em parte uma bola de cristal que pode prever o futuro (para uns) e um aquário que aprisiona peixes (para outros). Tudo é questão de ponto de vista e de forma de utilização tanto da TV como da Web no ambiente escolar. Se for utilizada dentro de uma proposta educacional, vinculada ao conteúdo e competências pode servir de ferramenta de apoio, se usada só como recreação, mas como forma de dispersão. As telas podem ser tanto a liberdade do bom educador, como a prisão do mau professor. Pode ser meio para uns e finalidade para outros... Se meio (de comunicação e recurso para atingir o conhecimento) pode ser válido e relevante; se apenas fim por si só, de utilizar o equipamento como objetivo principal, sem uma proposta político-pedagógica adequada, poderá apenas divertir, mas educar não é apenas propor uma diversão. Precisa ser muito mais do que isso...
Segundo a Cinemaeafins: "(...) em 1989, a Pixar produziu “Knick Knack” curta que teve como grande desafio, a animação dos flocos de neve. O que é mais interessante nesse curta é saber que existem duas versões dele. As bonecas que aparecem no animado original apresentavam seios fartos, que foram reduzidos quando o curta-metragem estreou nos cinemas em 2004. O divertido curta-metragem foi inspirado nos desenhos de Chuck Jones, da Warner Bros, e conta a história de um mal-humorado boneco de neve, chamado Kick, que vive preso em um globo de cristal, sempre vendo de fora as festas que os outros enfeites participam. Após ser convidado por um dos enfeites, ele faz de tudo para se libertar do globo de cristal, mas quase todas suas tentativas são em vão.
Tempo de Duração: 3:34
QUASE ABDUZIDO (LIFTED)
Lifted (Quase Abduzido) é outro curta de animação que se presta a uma pequena reflexão sobre a tecnologia na educação, pois mostra uma nave alienígena com dois extra-terrestres (o mestre e o aprendiz) tentando abduzir um humano que dorme tranquilamente em uma casa no campo. No caso do divertido curta, os papéis estão invertidos, pois o aprendiz, parece-me boa parte dos educadores (chamados de imigrantes digitais), que veem o teclado de um computador como o painel da nave alienígena, com dezenas de botões sem saber qual apertar... E o mestre (o nativo que já nasce neste mundo tecnológico) é o aluno, que na questão da mecânica e manuseio dos equipamentos eletro-eletrônicos é um expert no assunto. Mas lembrando que não é um gênio, pois sabe usar apenas o que lhe interessa (redes sociais, celulares, comunicadores tipo MSN), mas muitos desconhecem recursos básicos do editor de texto, slides, etc., pois não os utilizam no dia a dia, cabendo ao professor incentivar a produção colaborativa. Se disser o que pretende e deixá-los pesquisar, logo terá gratas surpresas. Entretanto, cabe salientar que o maquinário é substituível, mas o usuário é permanente, e que por mais que a tecnologia avance, sempre será preciso a função de um professor, pela sua experiência de vida, pelo seu conhecimento formal. O Google, You Tube e outros portais podem ter muita informação disponível, mas o professor é que sabe separar o "joio do trigo", a informação fidedigna da mera teoria da conspiração. O ideal é que a educação incentive o diálogo entre gerações, professor e alunos trocando informações que gerem conhecimento mútuo para que a Nave Escola possa decolar e fazer voos longos, e sem atropelos.
Esta geração mexe e remexe e por experimentação e erro, acaba fazendo suas descobertas, a geração anterior foi domesticada na cultura do "não mexe que estraga" e ainda sofre desse trauma, ao lidar com equipamentos com muito botões...
Conforme o Cinemaeafins: "Durante a noite, em uma fazenda isolada, um estudante alienígena chamado Stu começa a fazer diversas tentativas para abduzir um humano que dorme tranquilamente. Monitorado por seu professor, Mr. B, o atrapalhado alienígena não tem uma tarefa fácil, causando diversos estragos, pois todos os botões no enorme painel são idênticos. Em questão de segundos Mr. B resolve vários problemas para que assim possam ir embora do planeta Terra. Dirigido por Gary Rydstrom, “Quase Abduzido” (Lifted) foi lançado nos cinemas em 2007, antes da exibição de “Ratatouille”.
Tempo de Duração: 5:00
O JOGO DE GERI (Geri's Game)
O Jogo de Geri (Geri's Game) é outro curta de animação (1997) que permite diversas interpretações, a começar pela questão social da velhice, em que um idoso joga uma divertida partida de xadrez sozinho, sendo adversário de si mesmo, ao trocar de lado e de personalidade (um introspectivo e tímido e outro mais alegre e debochado). Há a questão da alteridade, do colocar-se no lugar do outro, e do incentivo ao próprio jogo de xadrez no ambiente escolar, por conta do raciocínio lógico e matemático. E o final do curta mostra espirituosidade e bom humor.
Abaixo, Eu comigo mesmo... (Geri's Game Real), a versão humanizada desta animação, com um ator idoso reproduzindo a mesma história da famosa animação da Pixar, vídeo que recebeu Prêmio Um Rubão Andaluz, de Melhor Refilmagem de Animação 2006:
COISAS DE PÁSSAROS (For The Birds)
Por fim, o curta de animação Coisas de Pássaros (For The Birds), já destacado em postagem pelo Educa Tube, que pode ser um bom material para tratar de bullying no ambiente escolar, pois mostra diversos pássaros pousando em um fio de um poste-de-luz, mas que ao perceberem o pouso e tentativa de aproximação e amizade de um pássaro maior e desengonçado, passam a ridicularizá-lo, provocá-lo, até atacá-lo, mas a lei do retorno (e da ação e reação) dá a todos uma bela lição. Vejam o final e reflitam sobre o mesmo...
Enfim, quatro curtas-metragens de animação da Pixar e uma refilmagem para refletirmos sobre a Educação, a Tecnologia e a Sociedade.
Observação: Se algum destes vídeos sair do ar, favor me informar, via comentários deste blog que tento encontrar outra versão.
Marcadores:
animação,
aprendizagem,
CinEducação,
cinema,
curta-metragem,
didática,
educação,
educação e tecnologia,
ensino,
metodologia,
motivação,
reflexão,
tecnologia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá sou o Luis, Coreografo Diretor (iniciando), formado em Educação Física pela UNESP, gostaria de estar informando sobre um curta de minha autoria.
ResponderExcluirAdoraria que o meu curta "PENSE" pudesse se divulgado, visto que o objetivo dele é ser uma ferramente de estudos e reflexão sobre os temas AGRESSÕES e BULLYING.
Curta "PENSE" (2014) de LuisAfF
Link: https://youtu.be/qSmpXCa9aLU (YouTube)
Aguardo retorno e sugestões.
Desde já agradeço.
Att.