quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Conheça os cinco maiores arrependimentos antes de morrer e mude o seu epitáfio



O vídeo acima, Cinco maiores arrependimentos antes de morrer, descobri via Facebook de Juliana Schorck, de São Paulo, SP, Brasil.
Trata-se de produção para o Hospital Israelita Albert Einstein, de São Paulo, inicia mencionando livro publicado em 2011 por enfermeira americana relatando os cinco maiores arrependimentos que tinham os pacientes terminais. São eles: Arrependimento 1: ter coragem de ter vivido a vida fiel a si mesmo e não a vida que os outros esperavam; 2: não ter trabalhado tanto; 3: ter coragem de ter podido expressar os sentimentos; 4: ter mantido contato com os amigos e 5: se permitir ser feliz.
Os grandes paradigmas do ser humano, segundo a Dra. Ana Cláudia Arantes, geriatra especialista em tratamentos paliativos, que diz que devemos fazer o melhor que pudermos, seguindo a intuição. E eu endosso, incluindo a vocação, unindo o útil ao agradável, tornando projetos de trabalho como partes de um projeto maior: de vida.
Assistindo ao vídeo acima, foi impossível não remeter ao videoclipe Epitáfio (música da banda Titãs), na versão da dupla Tangos e Tragédias (vide abaixo), gravada ao vivo na Praça da Matriz, em Porto Alegre, RS, Brasil, em que a letra vem muito de encontro a esses cinco arrependimentos.



Ainda há tempo de evitarmos arrependimentos futuros, sejamos pais ou filhos, professores ou alunos...
Como comentei certa vez com uma amiga em uma rede social: não desejo conhecer o futuro, pois poderá mudar meu presente, e assim sendo, perder a motivação de viver o agora, como um presente maior... E encarando cada dia como um presente, viver o momento, tentando unir o útil ao agradável, sem querer ser o melhor, mas fazer o meu melhor, algo que os dois vídeos complementam a visão de mundo e de vida do Educa Tube. :-)) Falando em epitáfio, um dos mais concisos e pertinentes que já li (em uma revista), foi o do milionário Malcolm Forbes: "Enquanto vivo, viveu". Escrito bem antes dos 140 caracteres do Twitter se tornar moda mundial, mas que mais que um curto epitáfio, deveria ser o lema de vida de todos. Enquanto vivos, vivamos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário