terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

O Efeito da Visão Geral e o olhar panorâmico do educador



O vídeo acima "Overview" (Visão Geral), descobri visitando a página do Portal eCycle, no Facebook.
Um belo curta-metragem, produzido por Guy Reid, Steve Kennedy e Christopher Ferstad, com imagens fabulosas da Terra e do espaço, com cenas adicionais cedidas pela ESA - European Space Agency e NASA, trazendo depoimento de astronautas sob o Efeito da Visão Geral, que é o fenômeno que afeta a vida daqueles que veem o planeta - pequena esfera azulada dentro de uma imensidão escura e infinita -, e passam a refletir sobre o sentido da vida, mudando inclusive sua visão de mundo e tudo mais. Além disso, traz depoimentos de filósofos e teóricos que refletem sobre as primeiras imagens do espaço e sua repercussão no imaginário humano.
Conforme apresentação do vídeo no portal Vimeo (só encontrei a versão em inglês):
"O efeito da visão geral, descrito pela primeira vez pelo autor Frank White, em 1987, é uma experiência que transforma a perspectiva dos astronautas do planeta e lugar da humanidade sobre ela. Características comuns da experiência são um sentimento de temor para o planeta, uma profunda compreensão da interligação de toda a vida, e um renovado sentido de responsabilidade de cuidar do meio ambiente.
O filme também apresenta insights de comentaristas e pensadores sobre as implicações mais amplas e importância deste entendimento para a sociedade, e nossa relação com o meio ambiente."

Dentro desta "perspectiva forçada", pensando numa Visão Geral da Educação, considerando a escola e a comunidade escolar como pequenos sistemas solares, e o educador como este astronauta, às vezes solitário em seu fazer pedagógico, penso que é preciso conhecer a realidade local para poder-se também ter essa visão global, e vice-versa, na questão da interação com o meio ambiente e o meio escolar...
O Google Earth (software com imagens de satélite), que nos proporciona um passeio pelo planeta e até o sistema solar é um ótimo recurso midiático para tratarmos de questões globais, mas não há expedição mais fecunda do que às vezes sair em um breve passeio pelo entorno da escola, vendo in loco a realidade daquela comunidade, juntamente com alunos e outros colegas, em atividades inter e multidisciplinares. Tais saídas de campo estabelecem esta visão particular que aliada a visão geral dos multimeios poderá proporcionar diversas reflexões entre professores e alunos.
Enquanto educador, penso na necessidade deste olhar panorâmico: a escola como uma pequena ISS (Estação Espacial Internacional), vendo o espaço, não o sideral, logicamente, mas o local, o social, o particular daquela comunidade, como algo a ser redescoberto diariamente. E assim como na ISS, que possui entre seus "habitantes" astronautas que são também pesquisadores nas mais variadas especialidades, do mesmo jeito deveria ser a escola. Mais que um oásis da Informação, um arquipélago do Conhecimento...

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