sábado, 2 de fevereiro de 2013

História da Música (Lições Ilustradas)



O vídeo acima, História da Música (Lições Ilustradas), foi-me indicado pela colega e amiga Eguimara Branco, educadora de Curitiba, PR, Brasil e editora do blog Just Egui.
Trata-se de, como o próprio nome indica, ilustração, feita Pablo Morales de Los Rios, que também atua como diretor e editor da mesma, conduzindo-nos pelos seus traços a uma verdadeira história da música e da arte ocidentais, de suas origens até a atualidade. Rico material, não apenas para arte educadores, mas para todo o apreciador da música como uma linguagem universal.
Além da história que conta, propriamente, a imagem geral, ao final do vídeo, remete do local e pontual ao amplo e universal, com uma figura única que dá conta de tudo o que fora antes mostrado quadro a quadro.
Pensando a música como esta linguagem universal, independente de idiomas, identidades e culturas, que qualquer um, seja onde for é capaz de entender os acordes de uma canção, mesmo que não compreenda o que é cantado, refletindo e motivando através do imaginário, lembrei-me de cena do clássico filme de ficção científica Contatos Imediatos de Terceiro Grau, de Steven Spielberg, em que cientistas e militares fazem contato com alienígenas, justamente através de alguns poucos acordes de música (vídeo abaixo, a partir dos 6 minutos).



A música é uma das linguagens, aliadas a outras mais como dança, teatro, esportes, jogos, brincadeiras etc, que podem promover encontros imediatos entre educadores e educandos, unindo educação, arte e cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário