sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Livros versus E-books: reflexão sobre tecnologia e metodologia na educação



O vídeo acima, Livros versus E-books, foi-me indicação via Facebook por Reirorera Oliveira Alves, de São Paulo, SP, Brasil.
O ótimo material produzido para a Editora Intrínseca, e que penso serve também para discutir justamente sobre tecnologia e educação na sociedade, pois demonstra de forma clara, objetiva e direta, em apenas 3 minutos, como não importa a tecnologia em si (seja livro impresso ou leitor eletrônico de textos digitais), mas a metodologia de sua utilização, desde que incentive o hábito da leitura na família, escola e sociedade.
Um vídeo que me remeteu a questão de outro vídeo, um dos primeiros que postei no Educa Tube, chamado justamente Tecnologia versus Metodologia (vídeo abaixo), em que faz uma crítica a utilização da tecnologia no ambiente educacional, apenas como substituição de equipamentos modernos por outros considerados ultrapassados (tipo retroprojetor e televisor por computadores e datashow), para repetir a mesma a mesma prática escolar da mesma forma (em duplo sentido: forma, modo de utilização; forma, utensílio para a execução de uma receita de bolo).



Da mesma forma que a questão não é definir qual é o melhor, se o livro impresso ou o e-book, digo o mesmo com o eterno debate sobre software proprietário (Windows) e Software Livre (Linux). Igualmente, como o primeiro vídeo demonstra, cada qual tem seus prós e contras. Tudo na vida, de pendendo do uso que se dê, ou do que pretendemos fazer, poderá ter seu lado positivo ou negativo. Existem coisas que eu prefiro no Windows, outras no Linux. Por exemplo: a instalação de qualquer programa e reconhecimento de qualquer equipamento no Windows é bem mais simples que no Linux; entretanto, os programas que já vem instalados no Linux, como o Linux Educacional, como uma série de jogos educacionais e outros aplicativos, favorecem e muito ao educador. Tudo na vida depende mais da metodologia do que da tecnologia. Tudo na vida tem inúmeras possibilidades.
Quanto a questão principal do livro versus o e-book? Apesar de trabalhar com tecnologia educacional, ainda sou um leitor inveterado de livros impressos, por toda a questão que o vídeo traz, além do fato de não conseguir ler textos muitos longos em telas frias, preferindo este contato mais tátil com o papel, para anotar, rabiscar, fazer "orelhas" nas folhas. Mas é uma questão de gosto pessoal.

Para ampliar esta questão sobre livro impresso e digital, mais uma provocação. O ótimo vídeo chamado Book (novo dispositivo bio-ótico organizado de conhecimento), que com ironia e criatividade fala de uma das maiores tecnologias inventadas pela humanidade. Vejam abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário