domingo, 12 de maio de 2013

Somente para Crianças: Anúncio com mensagem antiabuso "secreta" que "só crianças" conseguem ver



O vídeo acima, Somente para Crianças: Anúncio com mensagem antiabuso "secreta" que "só crianças" conseguem ver, descobri no facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira, advogado e educador de Rio Grande, RS, Brasil.
Trata-se, como o próprio título indica, de iniciativa da organização espanhola Children and Adolescents at Risk Foundation - ANAR, de criar, através de painéis espalhados em pontos de ônibus, uma maneira de as crianças que sofrem violência e abusos de informar sua situação para um número de telefone que é visível apenas para crianças, pelo ângulo de exposição. O anúncio, por conta desta angulação entre o tamanho de um adulto e de uma criança, mostra imagens diferentes. Assim, conforme notícia no blog Rede Esgoto de Televisão: "(...) quando um adulto – ou qualquer pessoa com mais de 1,35m – olhar vai ver apenas uma imagem de uma criança triste e uma mensagem: “às vezes, o abuso infantil só é visível para a criança que sofre.” Mas quando a criança olha para o anúncio, ela vê feridas no rosto do garoto e uma mensagem diferente: “se alguém te machucar, ligue e nós ajudaremos” junto com o telefone da fundação.
O anúncio foi desenvolvido para ajudar crianças, especialmente àquelas cujo abusador está parado ao seu lado. E por mais que seja uma forma espetacular de usar imagens lenticulares, quanto tempo será que demorará para empresas de brinquedos começarem a fazer a mesma coisa para divulgar seus produtos diretamente para crianças?"

Fonte:http://gizmodo.uol.com.br/

Observação do Educa Tube:

Pensando em criança e anúncios, e visando o outro lado da questão, não apenas de propagandas visando o bem estar das crianças, mas da propaganda visando o consumismo infanto-juvenil, lembrei-me deste ótimo documentário, chamado Criança, A Alma do Negócio, de Estela Renner e Marcos Nisti. Para refletir. Vejam link abaixo:

CRIANÇA, A ALMA DO NEGÓCIO - DOCUMENTÁRIO

2 comentários:

  1. Gostei da ideia, deveriam lançar aqui no Brasil.

    Boa informação.

    http://www.educasempre.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erica, gostei muito do teu blog e queria divulgar no Educa Tube, mas gostaria de saber de que cidade és. Grato pela visita e comentário. abrs, Zé Roig.

      Excluir