terça-feira, 25 de junho de 2013

Atitude é tudo: educar é contornar, remover e/ou ultrapassar obstáculos diários



O vídeo acima, Atitude é tudo, encontrei por acaso no You Tube, mas trata-se de uma bela oportunidade para discutir em sala de aula e na comunidade escolar sobre questões como atitude, cidadania, solidariedade, cooperação e colaboração.
Apesar de muitas críticas que são feitas à atual geração, muito conectada ao mundo virtual, há também um grande filão a ser explorado que a questão da colaboração que os jovens fazem uns com os outros, através das trocas efetuadas, seja de equipamentos eletrônicos, seja de vestuário, e, principalmente, de conhecimento e descobertas, de acordo, logicamente, com seus gostos pessoais.
Rede social se faz no dia a dia, além dos multimeios e mídias eletrônicas. A família é a primeira rede social de uma criança, depois vem a escola, e por ai vai...
Cabe ao educador - seja pai ou professor -, como no menino no vídeo, saber contornar ou remover obstáculos, buscando a colaboração e a iniciativa dos jovens. Afinal, sozinhos somos um só, juntos, podemos muito mais... E se o educador for um mediador entre a informação e o conhecimento, contando com o apoio dos alunos, como monitores junto aos seus colegas, o grande desafio da tecnologia na educação poderá ser contornado e ultrapassado da melhor maneira possível, unindo o conhecimento acadêmico do professor com o autodidatismo do alunado.

2 comentários:

  1. Realmente muitas vezes as crianças nos dão muitos exemplos,para superarmos as dificuldades somente unindo teremos forças para alcançar os objetivos...

    ResponderExcluir