quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Uma Lição de Discriminação (TV Cultura): documentário educacional



O vídeo acima, Uma Lição de Discriminação, documentário da TV Cultura, foi indicação via e-mail do professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, RS, Brasil e trata-se de uma produção da Rádio-Canadá (2006).
Conforme apresentação no You Tube:
"Este documentário acompanha uma experiência em uma escola primária que mostra o quão rapidamente as crianças podem assimilar a discriminação e todas as suas repercussões. Uma professora do ensino primário em Quebec conduziu um experimento no qual ela afirmou que estudos científicos provam que as crianças menores são geralmente mais criativas e inteligentes, e as mais altas são desajeitadas e preguiçosas. Ela dividiu sua turma com base nessas suposições. No dia seguinte, ela virou o jogo e fez com que se invertessem os papéis. Algumas crianças de nove anos de idade entenderam que era tudo um jogo, mas para o resto acabou por ser uma experiência muito poderosa. Desde o começo dos tempos, os seres humanos têm tendência a formar grupos, excluindo assim estranhos, inimigos, e qualquer um que seja diferente. Podemos não exatamente incentivá-las, mas tais atitudes tornam-se arraigadas a partir de uma idade muito precoce."
Conhecer estes mecanismos de defesa e ao mesmo tempo saber trabalhar com esta realidade é essencial para o educador, a escola, a família e a sociedade.
Formar novos cidadãos foi o objetivo principal da experiência efetivada pela professora Annie Leblanc, para que as crianças sejam tolerantes. Seu outro objetivo era de acabar com o preconceito e a discriminação em sua turma, seja ela qual for (pobreza, afeminação, obesidade, cor da pele etc). Uma experiência inusitada, com sólidas bases científicas, a partir da psicologia de grupos. Quando, enfim, Annie inverteu as posições entre os que eram discriminados e os que discriminavam, por princípio de justiça, de cada passou a um sentir na pela a experiência igualmente. E ao final da mesma, o aluno Pierre-Luc parou de ser discriminado pela turma por ser gordo. O exercício de alteridade, de coloca-se no lugar do outro é essencial para que não façamos aos outros o que não desejamos que façam em nós.
Um ótimo documentário para trabalhar estes conceitos de discriminação, preconceito e alteridade no ambiente escolar.
Conheçam, link abaixo, também a experiência que inspirou a professora Leblanc:

Olhos Azuis: Documentário Sobre Preconceito

Nenhum comentário:

Postar um comentário