sábado, 16 de novembro de 2013

Pais no Futebol - Programa "Cartãozinho Verde" da TV Cultura (esporte, educação e sociedade)



O vídeo acima, Pais no Futebol, que descobri visitando a página do Facebook do amigo Mateus São Bento, acadêmico de Educação Física e professor de escolinha de futsal, trata-se de reportagem do Programa "Cartãozinho Verde" da TV Cultura, de São Paulo, SP, Brasil, justamente sobre o envolvimento - seja torcedor ou quase treinador - de Pais no Futebol de seus filhos.
Conforme apresentação do referido vídeo no You Tube: "No Cartãozinho Verde você assiste aos comentários sobre os jogos da rodada, matérias especiais e entrevistas com grandes nomes do esporte. Neste vídeo veja a matéria que a Paulinha fez com os pais que vão acompanhar os jogos de futsal dos filhos."
Como sou pai de um menino de 8 anos que joga no sub 9 de uma escola de futsal, tenho acompanhado meu filho em diversos jogos, nos treinos semanais e alguns campeonatos citadinos, e intermunicipais. Observo que existem dois tipos de pais/mães: os que torcem, incentivam, mas não cobram resultados, encarando a prática esportiva como uma aprendizagem e modo de socialização dos filhos, e outro grupo, digamos, mais fanático, que não apenas torce, mas como no vídeo do Cartãozinho Verde mostra, agem às vezes nervosamente, cobrando dos filhos posicionamento, gol, postura de profissional e xingando juiz, a torcida adversária e tudo mais, reproduzindo em escala menor o que fazem as torcidas organizadas nos campos de futebol.
Já pensei certa vez filmar estas reações e mostrar aos pais, como a repórter do Cartãozinho fez. Pensando a questão esportiva, se colocamos o filho numa escolinha, cabe ao professor/treinador ensinar os fundamentos do esporte e da prática física; se pensarmos na questão educacional, devemos não dar exemplos que tanto criticamos, xingando, cobrando, pressionando crianças que estão ali mais para aprender brincando do que tentando imitar os adultos em seus exageros e tudo mais... Por fim, se pensarmos pela ótica social, esporte é interação, exemplo de superação, saber perder primeiro para depois conseguir ganhar... Se os pais não souberem passar esses valores aos seus filhos, além de atrapalharem o trabalho do profissional que esta ali para isso, vão comprometer o crescimento físico, esportivo, emocional e social de seus filhos...
Um conselho aos pais de crianças no esporte: Hajam mais como torcedores e incentivadores, e menos como treinadores e cobradores de resultados. Afinal, como sempre digo, a vida não é um videogame que podemos pular fases e após o Game Over retornar a jogar. A vida, por excesso e exageros, poderá tornar uma criança insegura, violenta, imatura e, o pior, jogando mais para contentar os pais do que a si mesmo. Evitem esse game over na vontade de se divertir que uma criança tem, jogando bola ou não...
Abaixo, link para o site do programa:

CARTÃOZINHO VERDE /TV CULTURA

Nenhum comentário:

Postar um comentário