sábado, 23 de novembro de 2013

Menina bonequeira ensina a fazer Abayomis (bonecas de pano africanas que não usam costura)



O vídeo acima, Bonequeira Ensina a Fazer Abayomis, trata-se da TV Piá, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil que, como programa infantil, tem como "objetivo (...) mostrar a diversidade cultural das crianças do país, como elas pensam, brincam e se divertem. A ideia é dar o microfone para os meninos e meninas, para que, sem intermediários, os próprios piás assumam o controle do programa", e foi indicação via Facebook pela amiga Solange Das Graças Seno, educadora de São Paulo, SP, Brasil.
Conforme apresentação do vídeo no You Tube:
"Lis a menina bonequeira ensina a fazer Abayomis, bonecas de pano africanas que não usam costura, só nós".
De fato, como destacou Solange no Facebook: "A importância da família na vida de uma criança, os valores que são passados para ela, as histórias, o prazer de estar junto, o orgulho de sua origem... A menina linda que aprende com a mãe a fazer a Abayomi (boneca de origem africana). Lição passada por gerações, acompanhada do orgulho de sua descendência".
É muito importante pensar a educação sempre ligada, atada, ora por nós, ora por laços à arte e à cultura, e este vídeo serve para essa reflexão, ainda mais quando é uma criança que ensina a fazer as abayomis....
Abaixo, também algumas belas fotos de abayomis, feitas pela educadora Juliana Seabra Laudares e suas colegas de Rolim de Moura, Rondônia, Brasil e que me foram enviadas via Facebook:



Um comentário:

  1. Obrigada José!!!! A boneca Abayomi fez parte das atividades desenvolvidas com os alunos para um evento sobre a consciência negra na Escola Aluízio Pinheiro Ferreira! Fez o maior sucesso!

    Bye

    ResponderExcluir