quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Gnu ou "Não discuta com idiotas": animação divertida e reflexiva



O vídeo acima Wildebeest (Gnu), divertida animação produzida pela BirdBox Studio, descobri no Facebook do professor Antonio Mousquer, de Santo Ângelo, RS, Brasil, com o sugestivo e apropriado título de "Não discuta com idiotas". :-)))
A história é simples: um casal de gnus prestes a atravessar o rio, e ficam na discussão entre o que veem boiando na água. Para um é um jacaré, para o outro integrante do casal, apenas um tronco. Depois da insistência do gnu que pensa ser só um tronco, o que achava que era um jacaré perde suas convicções e resolve pular em cima daquilo para atravessar o rio. Eis que ele, infelizmente, estava certo, e pagou um preço alto por abandonar suas convicções em prol do outro intransigente.
Assim é a vida, vemos muitos teorizarem coisas, serem intransigentes em seus valores, jamais se arriscando a atravessar o rio, ou arriscar a vida, preferindo deixar aos outros o ônus da comprovação. São os que chamo de (sejam gnus ou não) portadores de uma "profunda superficialidade". Profunda enquanto teimosia; superficial, enquanto conhecimento prático, que carece de experimentação. Entretanto, conheço muitos (gnus ou não) que se consideram phD em assuntos gerais, mais dando "palpitações" com seus comentários estapafúrdios, preconceituosos, desprovidos até de razões lógicas, do que palpitando coerentemente sobre um tema.
Um vídeo divertido e ao mesmo tempo reflexivo, para discutir aquela máxima de que "as aparências enganam", mas as experiências e o método científico podem dar confirmação às meras suposições...

Nenhum comentário:

Postar um comentário