quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Eu queria mudar (um canto que é um conto)



O vídeoclipe acima, chamado Eu queria mudar, cantado por Misael, com edição e mixagem de Neguim e My, foi-me apresentado em 2011 pela colega e amiga Janaina Martins, educadora de Rio Grande, RS, Brasil e atualmente coordenando o Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Rio Grande, RS.
Como consta no título desta postagem, para mim, mais que um clipe é um canto que parece um conto dos jovens da periferia de qualquer cidade, contando sua vida e a vontade de querer mudar, mas que nem sempre conseguem, pois o sistema e a falta de oportunidades impedem tal mudança. Não basta querer mudar. É preciso criar meios para proporcionar tais mudanças, a começar pelo próprio ambiente escolar, tanto em estrutura espacial como temporal, em boa remuneração, capacitação continuada, avaliação permanente, troca de experiências com outras escolas, mostra de produção escolar etc.
A educação pode e deveria ser um desses caminhos de mudança... Mas toda mudança precisa ser discutida, avaliada, refletida e para que isso se efetive há que se dar vez e voz aos jovens para mostrarem seus talentos, seja nas artes, nos esportes, na dança e tudo mais, utilizando-se o educador dessas manifestações culturais como uma forma de diálogo entre gerações.
As mídias, os meios audiovisuais são recursos que precisam ser melhor explorados por esta juventude criativa, que com o apoio de um educador, poderá sensibilizar toda uma comunidade para a discussão dos problemas da região. Afinal, o papel social da educação não é preparar para o trabalho, mas principalmente para os desafios da vida em comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário