domingo, 3 de novembro de 2013

O que é Felicidade Interna Bruta (FIB)? Como medir a felicidade?



O vídeo acima, O que é Felicidade Interna Bruta(FIB)?, descobri através do jornal virtual de Martinho C. Barros, professor de filosofia em Alagoa Nova, PB, Brasil e editor do blog Prof. Martinho (FILOSOFIA).
O vídeo, com belas ilustrações móveis, que são substituídas por mãos ágeis e narrativa criativa, conta uma história fantástica e real, do rei de Butão (pequeno reinado da Ásia) que resolve ser um exemplo de simplicidade para seus súditos. História que demonstra que um outro mundo é possível, sim, desde que os exemplos venham de cima para baixo...
Conforme dados da Revista SUPERinteressante: "Esqueça o PIB. No Butão, o Produto Interno Bruto está longe de ser a única referência quando o assunto é progresso. Para alguns economistas de lá, o que conta mesmo na hora de medir quão desenvolvida é uma nação não é a grana que ela tem nos cofres.
O que está em jogo é se ela protege o meio ambiente, se sua população tem acesso à educação, à cultura e a bons hospitais, se consegue equilibrar trabalho e lazer, se está com a mente sã, se mantém bom relacionamento com os vizinhos e se tem bons governantes. Nessas bandas do Himalaia, dinheiro está longe de ser o único critério para medir riqueza.
O índice seguido por esses economistas é o FIB (Felicidade Interna Bruta), criado na década de 70 pelo rei Jigme Singye Wangchuck, como alternativa ao PIB, que parecia já não dar conta de medir o progresso das nações. Por quê? Se derrubássemos todas as árvores da Amazônia para usar na indústria ou dobrássemos o número de fábricas brasileiras, é provável que, a curto prazo, o PIB do Brasil crescesse já que a grana do país aumentaria. Mas isso é progresso?
Para contornar essa lógica, economistas do FIB defendem que, sozinho, dinheiro não traz progresso e que, na hora de medir a riqueza de um país, o que também importa é se sua população é feliz".

Mudar a lógica de um sistema consumista e individualista é uma tarefa extremamente difícil, mas não é impossível. De acordo com matéria da SUPERinteressante, há meios de medir a felicidade: “Estudos realizados por psicólogos, economistas, pesquisadores de opinião, sociólogos e outros mostrou que a felicidade – embora seja de fato uma experiência subjetiva – pode ser objetivamente mensurada, avaliada, correlacionada com funções cerebrais observáveis, e relacionada às características do indivíduo e da sociedade”, afirma no Relatório Mundial sobre Felicidade (World Happiness Report) o economista Jeffrey Sachs.
O FIB usa nove critérios para medir a felicidade: bom padrão de vida econômica, boa governança, educação de qualidade, saúde, vitalidade comunitária, proteção ambiental, acesso à cultura, gerenciamento equilibrado do tempo e bem-estar psicológico. Cada critério se ramifica e, no final, 73 variáveis mostram o grau de felicidade do país, que varia em uma escala de zero a 1.
Saibam mais sobre este tema, acessando o link abaixo:

CONHEÇA O ÍNDICE QUE USA A FELICIDADE PARA MEDIR O PROGRESSO DOS PAÍSES

Nenhum comentário:

Postar um comentário