segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

Meu Tênis: entre o Ter e o Ser




O vídeo acima, Meu Tênis, descobri por acaso no You Tube e trata-se de um dos mais belos curtas que já assisti, pela simplicidade e profundidade da mensagem nele contidas.
Um lindíssimo curta-metragem escrito e dirigido por Nima Raoofi que conta a história de um menino e seu par de tênis aberto (tal qual boca de jacaré) e que sofre o deboche (bullying) das pessoas por conta do estado lastimável do calçado e das roupas. Há certas pessoas que valorizam mais o Ter do que o Ser, e que a aparência vale mais do que a essência das pessoas. Num mundo globalizado por valores monetários, mais que os humanos, ter um tênis de marca é mais importante que ser uma pessoa digna e justa.
Um belo e poético vídeo para refletir sobre consumismo e individualismo na sociedade. Em que o mais importante é a descartabilidade das coisas e pessoas... Coisa novas são colocadas no lixo precocemente; ou por que não são feitas para durar, ou por que não agradam mais, dentro de um sistema que consumir é lei, e ter coisas duráveis parece um pecado, como usar um calçado até este ficar surrado...
Um fabuloso material para discutir alteridade, modismo, consumismo, individualidade e coletividade.
Seu final surpreendente, comovedor e avassalador, por si só, já alimenta um rico debate sobre quais de fato são as nossas necessidades (especiais ou não), na vida social... Afinal, as aparências enganam, mas a essência das pessoas, jamais...
A lição do vídeo? Cuidado com os pedidos que você faz, eles podem se realizar...

4 comentários:

  1. Surpreendente!

    Assisti junto com o Tomás e nos impressionamos, nos pusemos a refletir...

    Os temas que sugeres no texto, a partir do vídeo, devem ser nossas pautas permanentes, na família, na escola...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Su. É um vídeo criativo e que se presta a diversas possibilidades de uso mesmo. Um grande abraço, minha amiga.

      Excluir
  2. Amei a postagem! O vídeo muito nos ensina. Parabéns pelo belo trabalho!

    Abraços! Sonia Salim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Sônia, de fato um vídeo que mescla entretenimento, arte, cultura, emoção, e educação... Grat pelo comentário e visita, amiga. Um abraço.

      Excluir