quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Artistas de rua inventam "jukebox humana": arte, cultura e sociedade



O vídeo acima The Human Jukebox, trata-se da criativa, talentosa e divertida ideia do grupo CDZA (CollectiveCadenza), que são artistas de rua que criam diversas e interessantes experiências de vídeo musicais.
E o melhor de tudo: estes jovens multi-intrumentistas inventaram "jukebox humana" (semelhante a máquina que se encontra em algumas lanchonetes e que reproduz/toca músicas, mediante a colocação de moedas em seu interior), só que neste caso, no meio da rua, escolhendo potes de vidro com legendas de tipos de música de certos artistas (De Lady gaga e a Bach, de Michael Jackson a um ritmo acelerado - fast foward, de música lenta - slow down - até uma incógnita com ponto de interrogação que é tocada de improviso), canções que são tocadas em troca de donativos. Os valores coletados (no vídeo em questão, feito no Brooklyn, Nova Iorque, EUA, em 2012, foram 76 dólares) vão para uma ONG que incentiva jovens no mundo das artes.
A música com interrogação pede a aparição de um terceiro integrante do grupo, fantasiado, que se encontrada escondido embaixo da mesa com os vidros coletores de moedas. Ah, outro detalhe curioso: o pote que mais arrecadou donativos foi o de música clássica, com Johann Sebastian Bach.
Música, arte, cultura, sociedade e, logicamente educação para a vida e muita criatividade...
Para conhecerem outras performances do grupo, basta clicar no link abaixo, de seu canal de vídeos no You Tube:

CDZA - COLLECTIVE CADENZA - Canal de Vídeos

Nenhum comentário:

Postar um comentário