segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Projeto "Praia Acessível - Lazer Para Todos": acessibilidade, inclusão, esporte, cidadania e sociedade



O vídeo acima Praia Para Todos, descobri por acaso, zapeando os canais da TV a cabo, no canal de esportes da SporTV e fui procurar no You Tube.
Trata-se de ótima iniciativa que envolve acessibilidades, educação, esportes, cidadania, inclusão e sociedade e que o Educa Tube Brasil socializa aos seus visitantes e seguidores. Afinal, pensar o outro requer se colocar na "pele" e situação do outro... De acordo com dados de apresentação no próprio site do Projeto Praia Para Todos:
"O projeto que disseminou o conceito de acessibilidade nas praias para todo o Brasil está de volta em sua 6ª edição no Rio de Janeiro [RJ, Brasil]. Nesta edição o projeto será realizado no tradicional posto 3 da Barra da Tijuca e agora também em Copacabana entre os Postos 05 e 06".
Conforme histórico:
O projeto teve origem numa ideia nascida durante sessões de fisioterapia em que paciente (Ricardo Gonzalez Rocha Souza) e terapeuta (Alexandre Reis T. Pinto) discutiam as dificuldades e possibilidades para um deficiente físico, em especial cadeirante, exercer seu direito à cidadania.
Surgiu da vontade criativa desses dois entusiastas o primeiro esboço do projeto, cujo ideal e objetivo era desenvolver, mediante parceria entre os setores público e privado, uma infraestrutura acessível para as pessoas com deficiência em pelo menos um posto de cada praia da cidade do Rio de Janeiro.
A ideia resumida era que em cada posto de salvamento houvesse recursos assistivos (cadeiras anfíbias, esteiras, material desportivo e de apoio) e uma equipe técnica para desenvolver atividades de integração e facultar toda segurança necessária. Além disso, que o entorno do posto e o próprio posto fosse dotado de todas as exigências normativas de acessibilidade, não só para o deficiente físico, mas para todos.
Começou aí o projeto piloto, inédito e inovador no Brasil, batizado de PRAIA ACESSÍVEL – LAZER PARA TODOS. Este projeto foi realizado na Praia do Leblon (Posto 11) no verão de 2009, aproveitando a esteira de bambu instalada em 2006 pela prefeitura da cidade do Rio de Janeiro em parceria com o CVI – Centro de Vida Independente. Na época, vale assinalar, não havia nenhuma ação conhecida de inclusão nas praias. Apesar da relevante iniciativa da esteira de bambu instalada dois anos antes, a mesma não era usufruída por cadeirantes, os quais careciam de apoio e infraestrutura específicos.

Para saber mais do projeto, como histórico, fotos, vídeos, contato, basta clicar no link abaixo:

PRAIA PARA TODOS - LAZER E DESPORTO ADAPTADO NAS PRAIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário