domingo, 5 de janeiro de 2014

Mudar a forma de aprender, mudar a forma de ler: memória, história e metodologia (ler na era da internet)



O vídeo acima Mudar a forma de aprender, mudar a forma de ler , descobri no Twitter e trata-se de interessante fragmento de palestra de Neus Sanmarti sobre memória, história e metodologia da educação e a conscientização de que o educador precisa mudar sua forma de atuar com os alunos, a partir das mudanças que o mundo teve nos últimos vinte anos, principalmente em função dos avanços tecnológicos.
Antigamente, antes da popularização da internet, as fontes de pesquisa eram o livro escolar, a biblioteca escolar e a própria memória, baseada na memorização de dados como tabuada, capitais de países, nomes de heróis e figuras ilustres, fórmulas matemáticas etc.
Com a criação de poderosos indexadores de informação, como Google, Bing e outros, cada vez menos os jovens utilizam sua memória biológica, contando cada vez mais com a cada vez maior expansão das memórias digitais, sejam dos HDs de seus computadores, da memória de seus fones celulares, tablets, até HDs virtuais, integrados à chamada Nuvem, que armazena dados, fotos, vídeos etc.
Diante de tudo isso, cabe ao educado, seja pai ou professor, incentivar não à memorização destes dados, mas a sua melhor compreensão, utilização e interpretação. Mas não basta apenas mudar a forma de ensinar e de aprender, há que também mudar a forma de leitura dos alunos, sejam eles alunos de ensino fundamental e médio, sejam de graduação ou pós-graduação, pois há ainda arraigada a cultura da memorização, da chamada "decoreba" em todos estes níveis, por conta de professores que exigem o conhecimento da quantidade de dados e nem sempre a filtragem da qualidade dos mesmos, sejam em trabalhos avaliados, seja em provas escritas.
Saber ler pressupõe não apenas decodificar palavras, frases e textos, mas analisá-los em parte e no todo, fazer conexões, relações, comparações com outros textos e situações do cotidiano, para melhor interpretar as mensagens neles inclusas...
Conforme apresentação do vídeo acima, no You Tube:
"El acceso a la información en la era de Internet. Tres pasos para aprender, buscar información, comprender información, validar información. Los nuevos tipos de textos".
Neste mesmo tema, de mudança de paradigmas, indico também a leitura da reportagem abaixo:

Mikel Aguirregabiria: “Ha llegado el momento de reinventar la educación”

Indico também outros fragmentos de palestra de Neus Sanmatin, links abaixo:

Enseñar a leer desde todas las áreas

¿Cómo preguntar sobre un texto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário