quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Homens leem livro erótico para mulheres, sem ter ideia do conteúdo (literatura, educação e sociedade)



O divertido vídeo acima Homens leem livro erótico para mulheres, descobri nas redes sociais e trata-se de anúncio de editora de livros, em que homens leem trechos picantes do romance Para Sempre Sua, de Sylvia Day. Detalhe: eles não tinham a menor ideia do que iriam ler. Segundo dados: O referido livro é o terceiro volume da série Crossfire, da autora que virou febre entre as mulheres.
O Educa Tube Brasil selecionou este vídeo do canal da editora para refletir justamente como a leitura de fragmentos de um livro, feita em voz alta e coletiva - ao invés da leitura silenciosa e individual - pode estimular o interesse dos leitores em ler a obra inteira, independente do gênero literário.
O vídeo em questão trata-se de literatura dirigida a um público adulto e feminino, e a graça está justamente em ver a reação cômica de cada homem ao ler ou tentar ler esses fragmentos.
Se transpormos para o ambiente educacional, de o educador junto com sua turma lerem em conjunto fragmentos de livros de sua disciplina, não apenas os de literatura, na chamada "Hora do Conto", poderão incentivar mutuamente o exercício de leitura, interpretação de texto e até mesmo produção textual a partir do que foi lido em aula e pode ser retomado em casa...
Diferentemente do conteúdo e forma do vídeo promocional acima, o educador deve fazer uma pequena apresentação do livro, do que se trata, qual objetivo escolar e a partir dessa introdução, iniciar a leitura coletiva.
Conforme citação, ora atribuída a Mario Quintana, ora a Caio Gracco: "Os livros não mudam o mundo, livros mudam pessoas. pessoas é que podem mudar o mundo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário